Dia da Imunização

Sua carteirinha de vacinação está atualizada?

O Brasil é uma referência mundial quando falamos em imunização. Nosso país foi pioneiro na implantação de diferentes tipos de vacinas ofertadas em nosso Sistema Único de Saúde, de forma gratuita, diferentemente da situação que ocorre em muitos outros países. Atualmente, possuímos disponível para aplicação, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em nosso Programa Nacional de Imunização (PNI).

 

Qual a importância em falarmos sobre a imunização?

Nos últimos anos, têm se observado uma queda na taxa de cobertura vacinal, um dado bastante preocupante. Esta queda pode estar acontecendo por diversos motivos, dentre eles, a não vacinação de crianças na infância, em decorrência de adultos responsáveis que não tiveram contato com doenças como o sarampo e a poliomielite e que atualmente acabam por não perceber a importância da vacinação ou pessoas adeptas de movimentos anti vacina.

A vacinação, no entanto, é um pacto de saúde coletivo, que deve ser mantido por todos os indivíduos da população, ao longo de toda a sua vida e em cada geração.

Quando toda uma população está vacinada, o risco do surgimento de casos de alguma doença considerada erradicada ou controlada em nosso território é reduzida significantemente. Logo, vacinar desde criança, não apenas protege contra doenças, mas sustenta todo um trabalho árduo, já realizado por muitos, para que nossa população permaneça saudável.

Graças a imunização, conseguimos erradicar algumas doenças em nosso país, porém algumas dessas são endêmicas em outros locais, e levando em consideração o amplo deslocamento de pessoas entre diversas regiões, estas doenças podem voltar a se tornar um problema de saúde pública em nosso país, como foi o caso do sarampo em 2019.

 

As vacinas são realmente seguras?

Todas as vacinas são rigorosamente estudadas, testadas e fabricadas em ambientes controlados para garantir sua qualidade e eficiência.

As vacinas podem sim, causar efeitos colaterais indesejáveis, porém estes são muito mais leves que os sintomas causados pela doença em si ou seja, seus benefícios superam os eventos colaterais.

Vá até o posto de saúde mais próximo e verifique se sua carteirinha de vacinação está atualizada. Proteja você e quem você ama!

 

Vacinas salvam vidas!

Você saudável é a nossa meta!