Dia da Conscientização da Obesidade Infantil
Dia da Conscientização da Obesidade Infantil
Neste período de pandemia, que já se estende por mais de um ano, observamos que uma grande parcela da população sofreu com alterações em seu peso corporal, inclusive as crianças.
A obesidade infantil pode trazer consequências graves, como: aumento dos níveis de colesterol, risco para o desenvolvimento de diabetes, alterações nas articulações e outras alterações ortopédicas, problemas respiratórios e alterações psicológicas.
Uma criança com sobrepeso ou obesidade possui maiores chances de tornar-se um adulto obeso. A responsabilidade do auxílio psicológico, comportamental e biológico, é do adulto responsável, pois há sobre ele, o controle das escolhas daquilo que a criança vai comer.
Você sabia?
No primeiro ano de vida, as células de gordura não se multiplicam, somente crescem armazenando energia para que a criança possa utilizar. Indica-se que haja grande estimulação física da criança, para que toda essa energia acumulada possa ser gasta até os 5-6 anos de idade. Crianças que chegam nesta fase da vida com excesso de peso tem 4x mais chances de serem obesas na vida adulta.
É indicado que uma criança pratique cerca de 2 horas de atividades físicas por dia, por exemplo, brincando ativamente, o que equivale a cerca de 2.200 calorias por semana para o gasto desta energia.
A partir dos 5 anos de idade, o aumento de peso corporal torna-se mais preocupante, pois provavelmente a criança não conseguirá perder peso sem que haja a necessidade de intervenções multidisciplinares para auxiliá-la.
É fundamental que nós, adultos, pais e profissionais de saúde, trabalhemos juntos auxiliando no desenvolvimento saudável de cada uma de nossas crianças, através de ferramentas, como:
- A conscientização de melhores escolhas alimentares. Aqui, a introdução alimentar com auxílio de um nutricionista garantirá maior aceitabilidade da criança à maioria dos alimentos, além da inserção delas durante o preparo de seus alimentos, para que desde cedo, seja construída uma relação mais saudável com a comida;
- Estímulo a realização de atividades físicas mesmo em casa. Crie exercícios lúdicos, como a criação de jogos estratégicos, competições sadias e seguras, entre outros.