Mitos e Verdades sobre o Coronavírus

Água e sabão diminuem o tempo de vida do novo coronavírus?

Verdade. O sabão é bastante eficiente no combate ao vírus, devido a sua estrutura química. Ao lavarmos as mãos com água e sabão, a parte ligada ao envelope do vírus se rompe, fazendo com que o mesmo perca toda sua camada de proteção e seja destruído.

O álcool em gel é um importante aliado na luta contra o coronavírus?

Verdade. No caso do álcool em gel, quando o vírus entra em contato com a substância, a camada de gordura é dissolvida quase que no mesmo momento, o que chamamos de desnaturação. Ocorre uma desestruturação total na camada de proteção viral, levando à sua inativação.

Qualquer tipo de álcool é eficaz contra o coronavírus?

Mito. Segundo as orientações do Conselho Federal de Química, é indicado que o álcool seja 70%, pois esta é a concentração necessária para o combate e eliminação de microrganismos.

Com relação à barba, é necessário retirá-la?

Mito. Não é necessário raspar a barba, porém é recomendado que a mesma seja aparada frequentemente e diariamente higienizada com água e sabão, com o objetivo de mantê-la limpa. Importante ressaltar, que o tamanho da barba deve permitir que as máscaras de proteção individual fiquem bem posicionadas ao rosto, não impedindo o seu correto ajuste.

Devo cortar o cabelo ou andar de cabelo sempre preso?

Mito. Essa orientação é mais direcionada aos profissionais que se encontram na linha de frente de atendimento a pacientes com coronavírus, que podem colocar a mão na máscara e em seguida nos cabelos. No caso da população em geral, essa orientação não possui muita eficácia, recomenda-se apenas manter os fios sempre limpos.

Existe uma ordem correta para aplicar os produtos dermatológicos na pele?

Verdade. Segundo a Organização Brasileira de Dermatologia, a ordem indicada é a seguinte: álcool em gel 70% medicinal, hidratante, protetor solar, repelente e, por último, cosméticos.

A vacina da Gripe previne e/ou combate o coronavírus?

Mito. A vacina contra o vírus da gripe (Influenza) não oferece proteção contra o coronavírus, porém recomenda-se a aplicação da vacina para a prevenção do desenvolvimento de um quadro gripal grave e de uma epidemia da doença, que possui sintomas bastante semelhantes ao coronavírus.

Manter as unhas curtas não previne a contaminação?

Mito. Recomenda-se que as unhas sejam mantidas curtas para que durante a lavagem das mãos haja limpeza de forma eficiente. Quando se tem unhas longas, fica mais difícil realizar a limpeza debaixo delas, tornando-se uma área propícia para o acúmulo de sujidades e micro-organismos.

 

Você saudável é a nossa meta!