Dia Mundial do Diabetes
Dia Mundial do Diabetes
O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue podendo ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.
A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo, de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em um acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Atualmente, mais de 425 milhões de pessoas estão vivendo com diabetes. A maioria desses casos, é de diabetes tipo 2, um tipo que é amplamente evitável por meio de uma dieta equilibrada, atividade física regular e a promoção de hábitos saudáveis.
Uma em cada duas pessoas que vivem com diabetes, não é diagnosticada. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações e obter bons resultados. Todas as famílias são potencialmente afetadas pelo diabetes e, portanto, a conscientização dos sinais, sintomas e fatores de risco para todos os tipos de diabetes, é vital para ajudar a detectá-lo precocemente.
Quais os sintomas?
Pode ser assintomática, mas os principais sintomas são conhecidos como quatro P’s: polifagia (fome exagerada), polidipsia (sede excessiva), poliúria (vontade de urinar várias vezes ao dia) e perda involuntária de peso.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças, é a prática de hábitos saudáveis, como:
-
Consumir diariamente alimentos in natura, como verduras, legumes e pelo menos, três porções de frutas. Grãos integrais, como chia, linhaça e amaranto;
- Reduzir o consumo de sal, açúcar simples e alimentos gordurosos (fast food’s);
- Parar de fumar;
- Praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias);
- Manter o peso adequado para seu biotipo e genética;
- Realizar consultas médicas regulares para aferição e monitoramento da glicose sanguínea e exames complementares.
Um estilo de vida saudável, sem grandes exageros e restrições, garante a prevenção do desenvolvimento e progressão do Diabetes.