Dia Mundial do Diabetes

O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue podendo ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo, de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em um acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Atualmente, mais de 425 milhões de pessoas estão vivendo com diabetes. A maioria desses casos, é de diabetes tipo 2, um tipo que é amplamente evitável por meio de uma dieta equilibrada, atividade física regular e a promoção de hábitos saudáveis.

Uma em cada duas pessoas que vivem com diabetes, não é diagnosticada. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações e obter bons resultados. Todas as famílias são potencialmente afetadas pelo diabetes e, portanto, a conscientização dos sinais, sintomas e fatores de risco para todos os tipos de diabetes, é vital para ajudar a detectá-lo precocemente.

Quais os sintomas?

Pode ser assintomática, mas os principais sintomas são conhecidos como quatro P’s: polifagia (fome exagerada), polidipsia (sede excessiva), poliúria (vontade de urinar várias vezes ao dia) e perda involuntária de peso.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças, é a prática de hábitos saudáveis, como:

  • Consumir diariamente alimentos in natura, como verduras, legumes e pelo menos, três porções de frutas. Grãos integrais, como chia, linhaça e amaranto;

  • Reduzir o consumo de sal, açúcar simples e alimentos gordurosos (fast food’s);
  • Parar de fumar;
  • Praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias);
  • Manter o peso adequado para seu biotipo e genética;
  • Realizar consultas médicas regulares para aferição e monitoramento da glicose sanguínea e exames complementares.

Um estilo de vida saudável, sem grandes exageros e restrições, garante a prevenção do desenvolvimento e progressão do Diabetes.

Você saudável é a nossa meta!