Mesmo em tempos de pandemia, Natal e Ano Novo continuam sendo sinônimos de muita comida boa, por isso, resistir às inúmeras tentações dessas datas comemorativas pode ser uma tarefa desafiadora.

Veja algumas dicas para que você consiga aproveitar sem radicalizar tanto sua alimentação.

1. Faça escolhas inteligentes

Salvo algumas exceções, muitos alimentos característicos do fim de ano são saudáveis e podem ser substitutos de pratos mais calóricos. As carnes natalinas como frango e bacalhau, por exemplo, se preparadas sem gordura, são opções leves e saborosas.

Ao fazer as receitas, é aconselhável usar temperos naturais ao invés dos industrializados, que são ricos em sódio, além disso, vale trocar a manteiga ou margarina por azeite extravirgem.

2. Reduza as quantidades

Para comer um pouco de tudo na ceia natalina ou de ano novo, o mais indicado é ocupar o prato com muita salada verde. Se possível, evite o consumo de maionese ou maneire na quantidade. Outra dica importante é consumir tudo de uma vez, ou seja, não ficar beliscando durante toda a festa.

3. Cuidado com a bebida alcoólica

Algumas pessoas esquecem o quão calóricas são essas bebidas muito comuns nas festas de fim de ano. Por si só, o álcool já possui 7 Kcal por grama, sendo um verdadeiro inimigo da alimentação saudável. A sugestão é deixar para consumi-lo quando já estiver com o estômago cheio e moderadamente, reduzindo seus malefícios para o organismo.

É importante intercalar a ingestão com bebidas não alcoólicas, como água e sucos naturais, que ajudarão a repor a hidratação do corpo; algo ainda mais fundamental para quem deseja emagrecer. Aproveite sem exageros!

4. Alerta para os diabéticos e hipertensos

Para quem já tem problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, é preciso redobrar a atenção com o que consumir nas festas de final de ano, principalmente com a ingestão de açúcares e carboidratos, como por exemplo massas, farofas e pães, para não aumentar os níveis de glicose no sangue e evitar quadros de hiperglicemia e de hipertensão.

Diabéticos e hipertensos devem manter o tratamento para controlar as doenças, mantendo a utilização dos medicamentos prescritos pelo médico, alimentação recomendada, além de continuar o monitoramento da glicemia e os níveis de pressão.

Aproveite os momentos festivos com sua família e amigos, com saúde e consciência!

Você saudável é a nossa meta!