Qual a importância de tomar a segunda dose da vacina contra a COVID-19?
Cada vacina tem um esquema que é verificado durante o protocolo de seu desenvolvimento que se considera ideal para se atingir a eficácia máxima.
No caso das vacinas para a COVID-19, que possuem o esquema vacinal de duas doses, como a CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, funciona da mesma forma, cada uma possui um intervalo diferente (CoronaVac – entre 14 e 28 dias, AstraZeneca e Pfizer, após 3 meses), com o objetivo de proporcionar uma maior proteção contra o vírus, segundo seu desenvolvimento.
As primeiras doses de vacina provocam um estímulo de resposta do nosso sistema imune, fazendo com que o nosso corpo comece a produzir os anticorpos, mas uma dose somente não é suficiente, sendo necessário um reforço, a segunda dose. Esse reforço fará com que a produção de anticorpos seja adequada e nos deixe imune por mais tempo, tornando a eficácia da vacina maior, melhor e mais duradoura.
Posso tomar a segunda dose fora do prazo?
O ideal é que se tome a vacina dentro do prazo estabelecido, mas, caso isso não seja possível, mesmo fora do prazo é preciso sim, completar o esquema de imunização para obter uma boa resposta imune e garantir sua eficácia.
A vacina não protege só quem toma, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.