Dia Nacional de Combate ao Fumo

Você conhece os benefícios da vida sem o tabaco?

 

O tabagismo é considerado uma doença crônica, com possibilidade de recaídas, e que causa dependência física, psicológica e comportamental. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo substâncias cancerígenas, como arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

 

Parar de fumar traz benefícios imediatos e de longo prazo, independentemente da idade e de quanto tempo a pessoa fuma.

 

O tabaco é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, tais como: hipertensão arterial, aneurismas, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, catarata, menopausa precoce, entre outras.

 

Quem fuma pode apresentar menor resistência física e desempenho ruim na vida esportiva.

 

Apesar das dificuldades, é possível parar de fumar e os benefícios desta atitude podem ser percebidos pelo organismo logo no início, veja alguns destes benefícios:

 

  • Após os primeiros 20 minutos sem fumar, sua pressão sanguínea e batimentos cardíacos voltam ao normal;
  • Após duas horas não tem mais nicotina circulando no sangue;
  • Com oitos horas sem fumar, o nível de oxigênio no seu sangue se normaliza;
  • Entre 12 e 24 horas sem fumar, seus pulmões já funcionam melhor;
  • Após dois dias, o cheiro das coisas fica diferente e o sabor da comida fica muito melhor e você perceberá que está com mais energia e disposição;
  • Depois de três semanas sua respiração está melhor e a circulação sanguínea também. Sua pele fica mais bonita e seu cabelo ganha brilho. Nesse momento você já consegue perceber que suas roupas cheiram melhor, seu humor está ótimo, você se sente confiante e capaz de tudo. Os elogios dos amigos ajudam muito, mas resistir à toda tentação e vontade ainda é uma tarefa complicada e cada pequena vitória, é simplesmente sensacional.
  • Um ano sem cigarro e você vai para o fim da lista de risco de morte por infarto do miocárdio – uma redução de 50% de chance!
  • Dez anos sem fumar e o risco de você sofrer um infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

 

Conte com a gente nessa mudança. Você saudável é a nossa meta!