Oftalmologista: por que é importante consultá-lo?
Dia 10 de julho foi escolhido como o Dia Mundial da Saúde Ocular. Este dia reforça sobre a importância dos cuidados, através de exames e tratamentos com o médico oftalmologista que devem ser realizados pelo menos 1 vez por ano, principalmente para quem já tem alguma alteração na visão.
O médico oftalmologista é responsável por prevenir e tratar doenças oculares e problemas na visão, realizando cirurgias e prescrevendo tratamentos para infecções, inflamações e alergias nesta região.
Pelo menos 2,2 bilhões de pessoas sofrem de algum grau de deficiência visual no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre a Visão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, 1 bilhão poderiam ter sido evitadas com consultas regulares ao oftalmologista.
Com que frequência devem ocorrer consultas oftálmicas para crianças, adultos e idosos?
As crianças precisam monitorar seu desenvolvimento ocular pelo menos uma vez por ano, como a visão ainda está em desenvolvimento, a qualidade óptica das lentes e sua exata prescrição interferem diretamente no processo de formação visual e aprendizagem.
De acordo com a Agência Brasil, 1 a cada 5 brasileiros entre 18 e 24 anos, nunca foi ao oftalmologista, e destes, apenas 10% fizeram uma única consulta na vida. O check-up anual é a melhor opção para prevenir ou detectar precocemente alguma doença, por essa razão, os adultos também devem incluir a consulta oftálmica em sua rotina de cuidados.
É importante alertar, que acima dos 40 anos, alguns problemas oculares ficam cada vez mais comuns, fazendo com que seja ainda mais necessário o acompanhamento de um profissional. A partir dessa idade, é recomendado que a consulta seja realizada a cada seis meses.
Os idosos devem estar atentos as alterações nos exames de rotinas, pois alterações na pressão arterial, diabetes e o próprio avançar da idade por exemplo, são motivos de alerta para a saúde ocular e qualquer alteração deve ser informada para o oftalmologista.
Pessoas que já apresentam um diagnóstico e fazem tratamento de visão também devem consultar este especialista mais frequentemente. Nesses casos, a periodicidade varia conforme orientação do profissional, visto que cada caso merece cuidados específicos.
Lembre-se: cuide do hoje para poder enxergar o futuro amanhã.
Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!