Como a poluição afeta a nossa saúde?
A poluição do ar é um grave problema ambiental que enfrentamos, por isso, o dia 14 de agosto tem como objetivo, alertar a população e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta, nos levando a reflexões sobre as causas, consequências e o que podemos fazer para diminuir a sua geração.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que sete milhões de pessoas morram anualmente devido à má qualidade do ar. No Brasil, esse levantamento estima cerca de 50 mil mortes por ano, causadas principalmente por conta da inalação dos gases e à exposição de partículas finas que penetram nos pulmões e no sistema cardiovascular.
Existem dois tipos de poluição no ar: a formada pelos gases eliminados no ambiente e a gerada pelo material particulado, que é medido pelo seu tamanho. As partículas desse material chegam até os alvéolos quando respiramos, podendo entrar na corrente sanguínea, causando uma reação inflamatória que causa ou piora doenças como, acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, podendo levar ao aumento da mortalidade.
E como contribuir para a diminuição da poluição?
Atitudes simples já fazem uma enorme diferença!
- Separe o lixo orgânico e reciclável;
- Evite o uso de sacolas plásticas, utilize as retornáveis, sempre que possível;
- Quando possível, reutilize embalagens;
- Prefira caminhadas quando se trata de pequenas distâncias;
- Pelo menos um dia na semana, evite usar o carro, prefira bicicleta ou transporte público;
- Não jogue lixo nas ruas;
- Leve o óleo utilizado na cozinha para postos de coleta apropriados.
Para reduzir a poluição em ambientes internos:
- Cultive plantas: alguns tipos são capazes de absorver toxinas que poluem o ar, além de trazer outros benefícios para a saúde;
- Invista em um umidificador de ar: eles ajudam a melhorar a qualidade do ar, principalmente em ambientes com pouca ventilação.
Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!