Data comemorativa criada em 25/06 pelas nações unidas, visa disseminar as informações sobre o Vitiligo e combater os preconceitos, além de arrecadar fundos para pesquisa, apoio e educação.

Vitiligo, é uma doença caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele, contudo, não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física, entretanto, as lesões podem gerar impacto na autoestima e qualidade de vida do indivíduo, sendo recomendado o acompanhamento psicológico.

Em relação a prevenção, não existem formas. Cerca de 30% dos casos são de histórico familiar, por isso parentes de pessoas diagnosticadas, devem realizar o rastreamento periódico, com consultas dermatológicas, visando detectar precocemente a doença para iniciar cedo o tratamento individualizado.

Em indivíduos diagnosticados com vitiligo, é aconselhável colocar em prática ações que minimizem o aparecimento de novas lesões e/ou acentue as já existentes, como:

  • Evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele;
  • Diminuir a exposição ao sol, principalmente período das 11h às 16h;
  • Controlar o estresse, realizando terapia psicológica e sessões de relaxamento, além de investir no autoconhecimento.
  • A alimentação deve ser rica em vegetais, fontes de ômega 3, como peixes, chia e linhaça, probióticos, como iogurtes e kombuchas, além de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina, em que é encontrado em fontes proteicas, como ovos, carne de boi, nozes, feijão, frutos do mar e leites.

Géia, você saudável é a nossa meta!

 

Elaborado por Lilian Guedes – Nutricionista - CRN 47793