Orientações à saúde mental dos profissionais de enfermagem
Cuide de você. Você é a pessoa mais importante no processo de cuidar. Lembre-se que se você não estiver bem, não poderá cuidar de outras pessoas.
Quais os cuidados para manter e evitar distúrbios mentais? Acompanhe conosco!
- Pratique atividades físicas
É sabido que a prática frequente de atividade física pode reduzir a probabilidade de desenvolver distúrbios mentais, devido à liberação de neurotransmissores que trazem a sensação de bem-estar e calma. Para tanto, é essencial fazer atividades físicas conforme o perfil clínico do profissional, em horários compatíveis com as demandas laborais e que sejam prazerosas para o indivíduo que executará os exercícios.
- Separe a vida profissional do pessoal
Após um expediente desgastante, é comum que os profissionais de saúde tenham dificuldade de se “desligar” dos fatos recentes. Nesse caso, um banho relaxante, uma música ambiente ou a participação em eventos em família são ótimas opções de distração.
Outra dica fundamental é silenciar as mensagens do celular provenientes dos grupos de trabalho, a não ser que a situação clínica demande essa atenção, mesmo assim, é fundamental filtrar as prioridades nessa questão, para evitar o trabalho a distância.
- Reserve um tempo para si
A maioria das pessoas está esgotada profissionalmente porque estão destinando seu tempo para resolver problemas fora do ambiente de trabalho, além daquelas demandas que não são de sua responsabilidade, por isso, é fundamental destinar um tempo para cuidar da saúde mental e física, aproveitar momentos sozinhos e desfrutar de pequenos prazeres, seja visitando uma cafeteria, curtindo um cinema, encontrando com os amigos.
- Mantenha hábitos saudáveis
A saúde mental dos profissionais de saúde está diretamente relacionada aos hábitos saudáveis, isso porque, em muitas situações, é comum descontar as frustrações na comida e evitar a prática esportiva, por isso, uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para ter disposição para atividades diárias, além de manter o número mínimo de horas de sono, entre outras questões de relevância para a saúde.
- Procure apoio psicológico
A procura por apoio psicológico e a discussão dos eventos cotidianos nas sessões de psicoterapia são essenciais para lidar com as angústias diárias e trazer força e confiança para os que estão passando por um processo complexo.