Vacinas: Mitos e Verdades
Sabemos que a vacinação tem muitos beneficios, porém muitas pessoas ainda fazem diversos questionamentos sobre o assunto. As vacinas são uma grande ferramenta para a defesa do nosso organismo, contra agentes infecciosos. Há 200 anos, elas vêm sendo desenvolvidas, salvando vidas e ajudando a eliminar as chances de doenças que já tiveram muita incidência, como a varíola, poliomielite, sarampo, coqueluche, entre outras, evitando que se tornem uma ameaça à saúde novamente.
No Brasil, o calendário vacinal é definido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), prevendo a aplicação de doses, desde o nascimento, até o final da vida. Ainda existem muitas dúvidas sobre o ato de vacinar, sendo assim, juntamos os principais mitos e verdades sobre elas, para esclarecer o assunto.
- Vacinas causam autismo? Mito. Estudos já comprovaram que não existe nenhuma ligação entre as vacinas e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A fake News surgiu em 1998, com um artigo publicado na revista científica The Lancet, e o autor assumiu publicamente os erros e perdeu sua licença profissional.
- Vacinas podem causar efeitos colaterais? Verdade. As vacinas quando criadas, são testadas, e apenas são liberadas caso haja a comprovação de que são seguras, entretanto, como qualquer outro medicamento, em alguns casos pode haver efeitos colaterais. Mesmo diante disso, qualquer efeito colateral será mais brando do que a doença que foi prevenida, e caso ocorra qualquer sintoma importante, procure um médico para uma melhor análise.
- Aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo pode aumentar o risco de eventos adversos ou sobrecarregar o sistema imunológico? Mito. Evidências científicas mostram que a aplicação de várias vacinas ao mesmo tempo não aumenta as chances de eventos adversos e nem sobrecarregam o sistema imunológico. A aplicação de várias vacinas reduz o tempo de visitas ao posto de saúde e diminui também o número de injeções.
- Tomar a mesma vacina duas vezes não faz mal? Verdade. Caso você não se recorde se foi imunizado contra alguma doença e perdeu sua carteirinha de vacinação, vá em uma unidade de saúde para verificar as vacinas registradas em seu prontuário. Caso ainda tenha dúvidas, os profissionais de saúde da unidade de saúde te orientarão sobre as vacinas que são recomendadas de acordo com sua faixa etária.
A ausência da cobertura vacinal aumenta a circulação de vírus e bactérias. Pessoas que estão desprotegidas podem ser infectadas quando entram em contato com pessoas que estão com esses microrganismos, criando uma onda de contágio, levando a surtos e epidemias. Se proteger ajuda a proteger o outro também!
Géia, você saudável e seguro é nossa meta!