Janeiro Branco – O que é a comunicação empática?
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades, para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Praticar a comunicação empática envolve desenvolver a habilidade de compreender e responder aos sentimentos e necessidades dos outros de maneira sensível.
O que é a comunicação empática?
A comunicação empática é uma forma de se comunicar com foco na capacidade de se colocar no lugar do outro, perceber suas emoções e responder de maneira que demonstre compreensão e apoio. Essa linguagem de comunicação é fundamental para estabelecer conexões, resolver conflitos de maneira positiva e construir um relacionamento saudável, principalmente dentro do ambiente de trabalho.
Como praticar a comunicação empática no ambiente de trabalho?
Temos muitas formas de exercer a comunicação empática, algumas dicas para te ajudar a semeá-la, são:
- Desenvolva a habilidade de escuta ativa:
Esteja completamente presente durante uma conversa, dando atenção total à pessoa que está falando.
Faça perguntas para esclarecer e demonstrar seu interesse.
- Pratique a empatia:
Tente se colocar no lugar do outro, considerando suas perspectivas e emoções.
Desenvolva a capacidade de entender as experiências dos outros.
- Evite julgamentos precipitados:
Suspenda julgamentos e críticas.
Esteja aberto a compreender antes de formar uma opinião.
- Faça perguntas abertas:
Estimule a expressão de sentimentos e pensamentos mais profundos com perguntas abertas, que não podem ser respondidas com "sim" ou "não”.
- Use a linguagem corporal adequada:
Mantenha uma postura aberta e receptiva, evite cruzar os braços.
Faça contato visual para mostrar que você está envolvido na conversa.
- Pratique a reflexão:
Repita ou parafraseie o que a pessoa disse para garantir que você entendeu corretamente. Isso mostra que você está ouvindo atentamente.
Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!