O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades, para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Praticar a comunicação empática envolve desenvolver a habilidade de compreender e responder aos sentimentos e necessidades dos outros de maneira sensível.

 

O que é a comunicação empática?

A comunicação empática é uma forma de se comunicar com foco na capacidade de se colocar no lugar do outro, perceber suas emoções e responder de maneira que demonstre compreensão e apoio. Essa linguagem de comunicação é fundamental para estabelecer conexões, resolver conflitos de maneira positiva e construir um relacionamento saudável, principalmente dentro do ambiente de trabalho.

Como praticar a comunicação empática no ambiente de trabalho?

Temos muitas formas de exercer a comunicação empática, algumas dicas para te ajudar a semeá-la, são:

 

  • Desenvolva a habilidade de escuta ativa:

Esteja completamente presente durante uma conversa, dando atenção total à pessoa que está falando.

Faça perguntas para esclarecer e demonstrar seu interesse.

 

  • Pratique a empatia:

Tente se colocar no lugar do outro, considerando suas perspectivas e emoções.

Desenvolva a capacidade de entender as experiências dos outros.

 

  • Evite julgamentos precipitados:

Suspenda julgamentos e críticas.

Esteja aberto a compreender antes de formar uma opinião.

 

  • Faça perguntas abertas:

Estimule a expressão de sentimentos e pensamentos mais profundos com perguntas abertas, que não podem ser respondidas com "sim" ou "não”.

 

  • Use a linguagem corporal adequada:

Mantenha uma postura aberta e receptiva, evite cruzar os braços.

Faça contato visual para mostrar que você está envolvido na conversa.

 

  • Pratique a reflexão:

Repita ou parafraseie o que a pessoa disse para garantir que você entendeu corretamente. Isso mostra que você está ouvindo atentamente.

 

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!