Dia 22 de julho foi escolhido como dia Mundial do Cérebro. Desde 2014, essa data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cérebro e alertar sobre as doenças neurológicas.

Além dos exames de rotina, deve ser incluído hábitos que estimulam o cérebro para auxiliar no seu desenvolvimento, prevenção e desaceleração de doenças mentais, além de manter seu funcionamento adequado. Com o tempo, se o cérebro não for estimulado com regularidade, sua capacidade produtiva pode diminuir, causando esquecimentos e dificuldade de aprendizado.

 

Quais hábitos adquirir?

  • Montar quebra-cabeças

O quebra-cabeça reforça as conexões existentes do cérebro e incentiva a formação de novas ligações. Com isso, ajuda a melhorar a atividade e a agilidade mental. Ele estimula tanto o lado esquerdo do cérebro, com a lógica e raciocínio, quanto o lado direito, com a criatividade e a visão artística da obra. Pensando no lado intelectual, incentiva diretamente as habilidades cognitivas.

  • Manter o hábito da leitura

Os livros ativam a atividade cerebral, além de serem ótimos para estimular as ligações neurais, além de fornecer matéria-prima para o argumento, criatividade, imaginação e muitos outros pontos.

  • Comece um novo esporte

Começar um novo esporte pode ser desafiador, já que você ainda não desenvolveu a consciência corporal para ele ainda, porém com persistência e prática, você vai conseguir realizar os movimentos necessários, pois seu cérebro e o resto do corpo estarão treinados para executar os movimentos corretamente, dadas as novas ligações neurais, que são estimuladas a cada novo treino.

 

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!