Com o uso do cigarro, nosso corpo acaba sendo afetado em diversas partes e não apenas nos pulmões, como a maioria das pessoas acredita. O tabagismo é responsável por várias doenças que ocasionam muitas mortes por ano. Continue a leitura e venha entender tudo o que o cigarro pode afetar.

 

Como o cigarro atua no organismo?

A Organização Mundial de Saúde (OMS), acredita que o tabagismo é uma das maiores causas de mortes evitáveis do mundo. Em média, 4,9 milhões de pessoas sofrem de quase 50 doenças relacionadas ao tabagismo. No Brasil, O Inca (Instituto Nacional do Câncer), estima que o tabagismo causa 200 mil mortes por ano, e até mesmo, 23 pessoas por hora, por diversas doenças relacionadas ao coração, pulmão, doenças vasculares ou câncer. Todas as diversas formas de tabagismo são prejudiciais: cachimbo, narguilé, cigarro eletrônico, charuto, porém o que é responsável pela maior parte das mortes, é o cigarro tradicional.

A fumaça do cigarro é composta por mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas, algumas cancerígenas. As principais substâncias são a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono. Assim que essa fumaça é inalada, ela passa pela boca e garganta e chega aos pulmões. A nicotina é distribuída por todo sistema circulatório e atinge todo o resto do corpo, chegando rapidamente ao cérebro, causando alterações no humor e relaxamento. Logo em seguida, a nicotina produz aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, frequência respiratória e da atividade motora. Algumas pessoas podem sentir também alguns efeitos colaterais, como náuseas, tontura e cefaleia.

No decorrer do tempo, o organismo desenvolve tolerância e dependência a estas substâncias. Os efeitos colaterais diminuem e os danos à saúde aumentam. Outras mudanças podem ser sentidas também, como alteração de paladar, olfato, inclusive na mucosa da boca.

Outros sintomas serão sentidos em períodos de abstinência: o indivíduo pode ficar irritado, apresentar sudorese, insônia, dor de cabeça, tontura, entre outros.

Caso você esteja passando por isso, lembre-se do quanto essas modificações no seu corpo podem ser prejudiciais para o seu futuro. Cuide da sua saúde. Existem diversos tratamentos para deixar o tabagismo e pode ter certeza que deixar esse hábito será sua melhor escolha.

 

Géia, você seguro e saudável é a nossa meta!