O Dia Nacional da Doação de Órgãos, que acontece no dia 27 de setembro, foi estabelecido no ano de 2007, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a doação de órgãos e promover mais debates sobre esse assunto.

No Brasil, 96% dos transplantes realizados são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, além disso, o país é referência mundial, sendo o 2° maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Mesmo com esse fato, o assunto ainda é polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Pensando nisso, separamos algumas questões para informar melhor sobre o assunto:

  • O que é a doação de órgãos?

É um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente por outro órgão ou tecido normal de um doador, podendo ser ele vivo ou falecido.

  • Quais são os tipos de doador?

São dois tipos de doadores:

Doador vivo: pode ser qualquer indivíduo maior de idade, juridicamente capaz, saudável e que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua saúde. No caso do doador vivo, o médico avalia sua história clínica e as doenças prévias antes de todo o processo de doação. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Já os não parentes, só com autorização judicial.

Doador falecido: são as pessoas que obtiveram o diagnóstico de morte encefálica (morte das células do Sistema Nervoso Central, que determina a interrupção da irrigação sanguínea ao cérebro, incompatível com a vida, irreversível e definitivo) ou com morte causada por parada cardiorrespiratória. No caso do doador falecido, a família precisa autorizar a doação. Em alguns casos, como alguns tipos de câncer e HIV, impedem a doação.

  • Como posso me tornar um doador?

Primeiramente, é importante conversar e avisar a família sobre o desejo de ser doador, já que não é necessário deixar nada por escrito e a autorização pode ser feita pelos pais, filhos, avós, netos, irmãos e cônjuge.

Para ser um doador em vida, basta ser maior de idade, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por um médico. Você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote) pelo link www.adote.org.br e realizar o seu cadastro.

  • Quem recebe os órgãos doados?

Quem recebe os órgãos são pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em uma lista única, que é definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). 

  • Quais órgãos podem ser obtidos?

Do doador vivo, os órgãos que podem ser obtidos são um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões. Já do doador não-vivo, os órgãos são os rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino e os tecidos são as córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.

Incentive a doação de órgãos, esse ato pode salvar vidas!

Géia, você saudável é a nossa meta!