Dia Mundial da Saúde Digestiva 

 

O dia 29 de maio foi escolhido pela Organização Mundial de Gastroenterologia como o Dia Mundial da Saúde Digestiva (29 de maio), com o objetivo de alertar e conscientizar a população com relação à importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças do aparelho digestivo.

Cerca de 20% da população sofre com algum tipo de alteração intestinal, mas desta parcela 90% não busca por atendimento médico, se automedicam ou não fazem nada a respeito. Hoje sabemos que o intestino é o nosso segundo cérebro, sendo responsável pela manutenção da nossa saúde física e mental!

Os sintomas mais comuns de doenças do trato digestivo são: náuseas, empachamento, azia, refluxo, diarreia, constipação (prisão de ventre) e dor abdominal. Alguns outros sintomas como, por exemplo, irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações nas fezes, episódios de diarreia, mau-hálito e até mesmo alterações na boca, podem indicar que algo não está funcionando como deveria e que é hora de buscar ajuda médica.

Muitas das doenças que acometem o aparelho digestivo são decorrentes de hábitos de vida inadequados, como por exemplo: alimentação desequilibrada, sedentarismo, excesso de álcool, tabagismo e estresse.

Por isso para a manutenção de sua saúde digestiva, siga algumas dicas valiosas:

  • Alimentar-se de forma saudável, através de uma dieta variada, com grande quantidade de água, fibras adquiridas através de grãos integrais, verduras, legumes e frutas. Focando no consumo de alimentos naturais, com baixa quantidade de açúcares, gorduras, sódio e conservantes;
  • Manter-se em movimento, fundamental a prática de alguma atividade física de intensidade moderada em seu dia a dia;
  • Evitar o consumo de alimentos processados ou industrializados;
  • Manter o controle de seu peso corporal;
  • Buscar estratégias para a redução dos níveis de estresse no dia a dia, como pequenas pausas durante o expediente para alongamentos.

 

 

Aproveite esta data e coloque em prática essas orientações. Cuide-se!

Você saudável é a nossa meta!