No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, com o intuito de conscientizar e enfatizar a importância da higiene das mãos em todo o mundo. No ano de 2020, essa questão ficou ainda mais em evidência em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e desde então se mantêm em alta devido alto poder de proteção, mais do que comprovado para prevenção de doenças.

A campanha possui o slogan “Segundos que salvam vidas – higienize suas mãos!” que ressalta que esse simples ato, aplicado ao cotidiano, pode prevenir a Covid-19 e diversas outras doenças, como a Influenza e a Sepse. No serviço de saúde, vale lembrar que a prática é essencial para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e sua propagação.

Como higienizar as mãos de forma correta?

Para realizar a higienização das mãos de forma correta, inicie molhando as mãos com água corrente limpa, feche a torneira, e em seguida aplique o sabão. Ensaboe as mãos sem esquecer palmas, costas das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os punhos. Esfregue as mãos por no mínimo 20 segundos e enxague bem em água corrente limpa. Seque as mãos com uma toalha limpa ou papel-toalha descartável.

Caso não for possível utilizar água e sabão, o álcool em gel pode ser uma boa opção, necessitando conter pelo menos 70% de álcool. Basta cobrir toda a superfície das mãos e esfregar até sentir que estão secas.

Vale ressaltar que, ao retirar acessórios como pulseiras, anéis e relógios, a higiene se torna ainda mais eficaz.

Para evitar o ressecamento da pele, que pode acabar resultando em feridas, o ideal é aplicar produtos hidratantes ao longo do dia e após a lavagem das mãos.

Quando devo higienizar as mãos?

  • Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Após frequentar um espaço público;
  • Antes e após a refeição;
  • Antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente;
  • Após o uso do banheiro;
  • Após manusear lixo;
  • Quando perceber ou sentir as mãos sujas;
  • Depois de tocar em animais.

Lembre-se: incluir esse simples ato no seu dia a dia pode salvar vidas!

Géia, você saudável é a nossa meta!