Dia Mundial do Lúpus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica autoimune, em que o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes infecciosos dos tecidos saudáveis do próprio corpo, podendo levar a inflamação do órgão ou das células que são afetadas.
No dia 10 de maio é celebrado o Dia Mundial do Lúpus, patrocinado pela Federação Mundial de Lúpus. A data visa orientar a população sobre a doença, que atinge, no Brasil, cerca de 65 mil pessoas, que são em sua maioria mulheres jovens.
As pesquisas sobre a doença ainda são limitadas, portanto, algumas questões ainda não possuem uma resposta totalmente concreta e esse é outro motivo pelo qual a data se faz importante.
A causa ainda não é conhecida, porém sabe-se que é multifatorial, podendo combinar fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.
Os sintomas podem ser diversos, pois são de acordo com a intensidade, fase ou remissão da doença. Podemos citar alguns sinais gerais, como cansaço, febre baixa, desânimo, emagrecimento e perda de apetite. Já os sintomas específicos dependem da parte do corpo afetada, são eles:
- Lesões de pele;
- Dor e inchaço, principalmente nas articulações;
- Inflamação nos rins;
- Dor abdominal, náuseas e vômito;
- Tosse com sangue e dificuldade para respirar.
O diagnóstico se dá a partir de um conjunto de manifestações clínicas e alterações de exames laboratoriais, já que ainda não existe um exame específico para o lúpus.
A doença ainda não tem cura, porém o tratamento auxilia a melhora da qualidade de vida da pessoa afetada e o controle dos sintomas, sendo direcionado individualmente para cada caso.
Por conta da falta de estudos sobre o lúpus, a prevenção ainda não é totalmente conhecida, porém existem alguns cuidados que podem ser tomados, como:
- Manter um estilo de vida saudável;
- Se proteger ao se expor ao sol;
- Cuidar da saúde regularmente.
Caso algum sintoma se manifeste, é importante procurar recomendação médica para que se inicie um tratamento adequado.
Géia, você saudável é nossa meta!