Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virgínia, matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o dia mundial da segurança e saúde no trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
O dia é uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
Uma das formas de adoecimento ocupacional, são problemas na organização do trabalho, que gera sobrecarga física e mental aos trabalhadores.
Qual seria a forma de manter a segurança no trabalho e qualidade de vida?
Aplicando a ergonomia, que é o estudo das relações entre o “homem e máquina”, com o foco em segurança e eficiência da interação entre ambos e o meio.
A ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias específicas para cada tipo de atividade executada.
Principais riscos ergonômicos
- Repetitividade de atividades e movimentos, pois podem provocar fadiga e desgaste, tanto físico como mental. Exemplo: LER (lesão por esforço repetitivo);
- Postura inadequada pode ocasionar diversas lesões, como DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho);
- Iluminação inadequada, tanto o excesso ou a falta, geram problemas de visão, dores de cabeça, irritação e estresse, além de favorecer erros que podem levar à ocorrência de acidentes de trabalho.
- Ritmo excessivo de trabalho, mesmo cumprindo a carga horária previamente estabelecida, o colaborador pode ter um ritmo muito intenso de trabalho. Tal situação pode levar o colaborador ao estresse físico e psicológico e, consequentemente, sua disposição e seu sistema imunológico são afetados.
Como solucionar os riscos ergonômicos no trabalho?
- Estabelecendo uma carga horária de trabalho adequada para a função desempenhada;
- Desenvolver e aplicar programa de ginástica laboral durante expediente de trabalho;
- Pausas ao longo do expediente para alongamento e práticas para redução do estresse;
- Adequação da postura correta conforme a posição (em pé ou sentado) que está sendo realizada a atividade;
- Ajuste de equipamentos, máquina e ferramentas ao corpo do colaborador; considerando a altura adequada, a distância, a movimentação correta para a execução da atividade (biomecânica);
- Adequação do mobiliário, iluminação, ventilação, temperatura, sinalização e ruído dos postos de trabalho;
- Conscientizar e treinar os colaboradores para que exerçam suas atividades, portando os equipamentos necessários para a execução das mesmas. Que estes equipamentos estejam em bom estado de conservação, sejam utilizados de forma correta durante todo o expediente de trabalho.