No dia 12 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Artrite Reumatoide, data que visa conscientizar a população em todo o mundo sobre a existência e impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas, que possuem efeitos debilitantes ainda pouco conhecidos.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune de causa ainda desconhecida, que afeta homens e mulheres entre 50 e 70 anos e afeta as membranas sinoviais de diversas articulações como mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical e órgãos internos, como pulmões, coração e rins. 

Exercícios físicos e seus benefícios na artrite reumatoide:

Os exercícios físicos para quem possui a doença são muito importantes, pois ajudam a manter o fortalecimento da musculatura, trazendo benefícios como a melhora do quadro de dor, o controle da doença e diminuição dos efeitos adversos provocados pelo tratamento medicamentoso, além da melhora na qualidade de vida.

O ideal é consultar o seu médico e fisioterapeuta, que darão todo o suporte e orientação necessária para determinar quais são os melhores exercícios para o seu caso. Os tipos de exercícios que podem ser recomendados são:

  • Exercícios aeróbicos: esses exercícios utilizam os músculos de forma repetitiva, melhorando a função muscular, pulmonar e cardíaca. Atividades como natação, caminhadas e andar de bicicleta são muito indicadas.
  • Exercícios de força: esse tipo de exercício ajuda no fortalecimento dos músculos, o que reduz a pressão nas articulações. Para os exercícios de força, o indicado é ter sempre um especialista por perto, para que o treino seja guiado, além do controle médico.
  • Alongamentos e exercícios de flexibilidade: são atividades leves que podem ser feitos diariamente, auxiliando no alongamento e fortalecimento dos músculos. Atividades como yoga e tai chi chuan são ótimas opções.
  • Exercícios de equilíbrio: a artrite pode acabar causando problemas de equilíbrio, portanto, o ideal é pedir recomendações de exercícios para o seu fisioterapeuta.

Lembre-se: ao realizar os exercícios, vá devagar, fazendo pausas. Também evite executar movimentos rápidos ou repetitivos em articulações afetadas.

Géia, você saudável é a nossa meta!