Outubro Rosa – A importância do autoexame
Desde 1990, anualmente, é celebrado o Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama, que acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram diagnosticados cerca de 66.280 casos de câncer de mama em 2021. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura, possibilitando que a pessoa leve uma vida de qualidade, por isso, o mês do Outubro Rosa possui uma enorme importância para que as mulheres de todo o mundo saibam como se prevenir e diagnosticar a doença.
-
Como fazer o autoexame das mamas?
O autoexame das mamas pode te ajudar a identificar algum sinal de alerta para o câncer de mama, podendo ser uma forma de diagnosticar precocemente. Ele pode ser feito todo o mês, entre o 3º e o 7º dia depois da menstruação ou em algum dia fixo para aquelas que não tem menstruação.
Observar de frente ao espelho: Tire a blusa e o sutiã e fique de frente para o espelho com as mãos na cintura, verificando o tamanho, formato e contorno das mamas. Tente observar se há alguma alteração na pele da mama, na aréola ou no mamilo. Faça o mesmo com os braços soltos ao lado do corpo e com eles erguidos. Caso perceba alguma alteração que não tenha sido evidenciada anteriormente, é recomendado consultar o seu ginecologista.
Apalpação em pé: Com a coluna reta, coloque a mão esquerda atrás da nuca com o cotovelo apontado para cima. Em seguida, deslize a mão direita pela mama esquerda, apalpando-a com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares com firmeza, mas sem causar desconforto ou dores, iniciando na axila e seguindo em direção ao mamilo. Verifique se há regiões mais densas ou caroços. Faça os mesmos movimentos na região das axilas, verificando se há algum nódulo. Pressione o mamilo para verificar se há saída de algum líquido desconhecido. Troque a posição dos braços e repita o processo.
Apalpação deitada: Deitada na cama, coloque um travesseiro fino embaixo do ombro esquerdo e leve a mão esquerda para trás da cabeça. Com a outra mão, apalpe a mama esquerda, realizando movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando se há regiões mais densas ou caroços. Coloque o travesseiro embaixo do ombro direito e repita o processo.
É importante lembrar que o autoexame não dispensa as consultas ginecológicas, que devem ocorrer, no mínimo, uma vez por ano.
-
O autoexame substitui a mamografia?
Não. O autoexame é importante para que a mulher conheça o próprio corpo e qualquer alteração que possa vir a perceber, porém, somente a mamografia pode diagnosticar nódulos pequenos.
-
Quando devo realizar a mamografia?
A recomendação do Ministério da Saúde é que, as mulheres acima dos 50 anos realizem o exame de mamografia a cada dois anos.
-
Todo nódulo é câncer de mama?
Não. Alguns nódulos podem ser benignos e muitas vezes não significa um câncer. Por isso, é importante sempre que sentir alguma alteração, consultar um médico para que ele identifique o nódulo.