A saúde bucal não afeta somente a boca, mas sim questões de todo o corpo, exercendo papel fundamental na fala, mastigação e respiração, sendo extremamente importante lembrarmos de inclui-la em nossa rotina de cuidados.

 

A escovação é o principal cuidado a ser seguido diariamente e deve ser feita antes de dormir e após as refeições, servindo para eliminar resíduos dos dentes e prevenir a proliferação de bactérias. Junto a ela, os produtos precisam ser de boa qualidade, portanto, use uma escova de dentes de cerdas macias, uma boa pasta de dente e um fio dental resistente.

 

A alimentação também influencia na saúde bucal. Evite o excesso de alimentos e bebidas ricas em açúcar, para evitar cáries e consuma frutas, vegetais e verduras. Por último, temos o tabagismo, um fator que prejudica bastante a saúde bucal, fazendo com que os dentes fiquem amarelados e fracos.

 

Realizar visitas periódicas ao dentista é fundamental para manter a saúde bucal. Não espere sentir alguma dor ou incômodo para ir até esse profissional. O ideal é visitá-lo, pelo menos a cada seis meses, para realizar um check-up geral, mesmo se estiver com a saúde em dia.

 

Um acompanhamento dentário pode ficar muito mais fácil e econômico quando se tem um plano odontológico, já que por meio dele é possível usufruir de tratamentos e atendimentos, trazendo benefícios como prevenção de doenças bucais, conforto financeiro e segurança.

 

Quais são as carências do plano odontológico?

Assim como o plano de saúde, o plano odontológico também possui prazos de carências, ou seja, um período que o beneficiário precisa esperar para acionar o plano contratado para realizar consultas e procedimentos.

Segundo a ANS, o prazo para urgência e emergência, é de 24 horas, funcionando em casos como dor de dente, traumas, abcessos, fraturas ou perda de dentes, já para consultas e procedimentos, como pequenas cirurgias, tratamento de canal e cárie, consultas de rotina e limpeza, o prazo é de até 180 dias.

Para tratamentos especiais ou estéticos, como implante, clareamento, colocação de aparelho e prótese, também é necessário esperar o prazo de até 180 dias.

Lembrando que nos planos coletivos, contratos com mais de 30 vidas, não se aplicam as carências, desde que a inclusão ocorra em até 30 dias da celebração do contrato ou de novas admissões na empresa contratante.

 

Precisa de ajuda para encontrar o melhor plano odontológico para você? Conte com a gente! Géia, você seguro e saudável, é a nossa meta!