A campanha do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorada no dia 7 de junho, tem como objetivo garantir a segurança dos alimentos comercializados, desde sua produção até o consumo, além de alertar a população sobre as doenças transmitidas por alimentos (DTA).

Estima-se que, a cada ano, quase uma em cada dez pessoas no mundo adoece e 420 mil morrem após a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. A ocorrência dessas doenças se relaciona com fatores, como: condições de saneamento e qualidade da água para o consumo, práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados.

Os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são: náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, falta de apetite e febre, podendo se tornar mais delicado dependendo da doença e de seu avanço.

Podemos evitar, inserindo algumas medidas preventivas em nossa rotina, a aparição dessas doenças. A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) recomenda cinco medidas chaves para uma alimentação mais segura:

  • Manter a higiene: lave sempre as mãos, antes, durante e após a preparação dos alimentos.
  • Separar os alimentos crus dos cozidos: os alimentos crus podem conter microrganismos que, ao entrar em contato com alimentos cozidos, podem ser transmitidos, gerando assim uma contaminação cruzada.
  • Cozinhar bem os alimentos: as temperaturas acima dos 70°C conseguem eliminar praticamente todos os microrganismos que podem causar alguma doença. Atenção principalmente com carnes, aves, peixes e ovos.
  • Manter os alimentos em temperaturas seguras: se atente ao tempo de armazenamento dos alimentos, mesmo que congelados. Além disso, a recomendação é que os alimentos cozidos não permaneçam por mais de 2 horas em temperatura ambiente.
  • Utilize água e matérias-primas seguras: a qualidade dos alimentos deve ser sempre avaliada, assim como o prazo de validade.

Todos podemos desempenhar um papel na segurança dos alimentos, para garantirmos que o risco de doenças seja reduzido e não causem danos à nossa saúde.

Géia, você saudável é a nossa meta!

Elaborado por Isadora Silvério – Equipe de Saúde