Você sabia que a prática da Yoga traz muitos benefícios para nossa Saúde Física e Mental? É o que muitas pesquisas científicas concluíram! São muitos os benefícios da prática da Yoga para pessoas que possuem doenças crônicas, como hipertensão arterial, doença arterial coronariana, diabetes mellitus, entre outras, assim como as mudanças nos hábitos de vida, baseados nas técnicas e prática da Yoga, que auxiliam na prevenção e controle de doenças crônicas.

Outro fator importante que devemos considerar, é através do número de praticantes no Brasil que vem crescendo e em 2018, a Yoga foi inclusa na lista de Práticas Integrativas de medicina alternativa, oferecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Muitos de nós sabemos que praticar Yoga traz vantagens perceptíveis e rápidas para nossa saúde e isto acontece, porque a Yoga atua diretamente em nossas funções neurológicas e hormonais, produzindo em nosso corpo um equilíbrio positivo e auxiliando na integração harmoniosa entre o corpo e a mente.

A palavra Yoga significa “integrar” ou “unir”, é o processo de conectar o corpo, a mente e a respiração, sendo a essência da Yoga e não somente a prática física em si.

 

Mas quais são os Benefícios da prática da Yoga?

Yoga melhora o humor e combate a Depressão

Praticar Yoga aumenta os níveis do Hormônio do Bem-Estar, a Serotonina, e reduz o Hormônio do Stress e Ansiedade, o Cortisol.

Yoga reduz a Tensão no Corpo

Praticar Yoga auxilia no controle dos pontos tensionados no corpo, como posições de má posturas que deixam todo o corpo tenso e ao reduzir esses pontos de estresse físico, consequentemente colabora para a redução do estresse mental.

Yoga melhora a Qualidade do Sono

Ao dormir mal, piora-se o quadro de desequilíbrio do corpo e da mente. Com a prática de Yoga, é possível aliviar as tensões da vida moderna, colaborando para noites de sono mais tranquilas e revigorantes.

Yoga “ensina” a Respirar Melhor

A prática da Yoga é um intenso aprendizado sobre o que é, de fato, Respirar. Durante a prática exercita-se uma respiração com inspirações e expirações mais longas, que melhoram nossa capacidade física, reduzem problemas cardiorrespiratórios e, especialmente, promovem uma sensação de tranquilidade muito associada ao bem-estar.

 

Yoga promove o Autocuidado

Praticar Yoga nos faz incluir diversos gestos de autocuidado em nossa rotina. Nos alimentamos melhor, dormimos melhor, colocamos nosso corpo em movimento com mais frequência, esvaziamos a mente nas meditações, eliminamos vícios, entre outros hábitos saudáveis, trazendo mais percepção sobre nós mesmos.

 

Quais os Mitos sobre a Yoga?

Yoga não é para qualquer pessoa. Mentira! A prática da Yoga pode ser feita por pessoa de qualquer tipo físico, gênero ou idade, desde crianças até idosos.

É preciso ser flexível para praticar Yoga. Mentira! A prática da Yoga não é ginástica ou um tipo de acrobacia. Durante a prática, o nosso corpo é usado como uma ferramenta de trabalho interior. Cada praticante pode ir até onde o seu corpo permitir e, com o tempo, esse irá ganhando cada vez mais flexibilidade.

Yoga é uma religião. Mentira! Não há nenhuma doutrina religiosa na Yoga. A associação com religião acontece porque a prática é muito ligada ao budismo e ao hinduísmo, mas essas correntes utilizam a prática da Yoga  pela capacidade que tem de nos fazer olhar para dentro de nós mesmos.

Yoga e Meditação são a mesma coisa. Mentira! A Yoga e a Meditação são duas atividades com significados diferentes, mas se complementam. Yoga significa “união” e quer dizer a conexão entre o ser humano e o universo. Meditação acontece quando entramos em um foco contínuo, naturalmente, durante longa concentração, onde trabalhamos internamente a nossa capacidade de refletir, parar para pensar, ponderar, deliberar mentalmente. Juntas, tornam-se um estilo de vida, trazendo benefícios para o corpo e mente.

 

Você saudável é a nossa meta.

Carolina Vallilo Siqueira
Assistente Social

CRESS 57.079