Como armazenar seus medicamentos de forma segura?
Guardar corretamente os medicamentos é essencial para garantir que eles conservem sua eficácia e segurança. A seguir, você terá orientações fundamentais sobre as formas de armazenagem e os principais riscos associados ao uso de organizadores de comprimido, quando eles envolvem retirar os medicamentos de suas embalagens originais.
- Temperatura adequada
Siga sempre as instruções do fabricante e da bula quanto à temperatura de conservação. Muitos medicamentos pedem armazenamento em temperatura ambiente, outros exigem refrigeração, por exemplo de 2 a 8 °C. Importante sempre evitar locais sujeitos a calor excessivo, como cozinhas, carros ou janelas que recebam luz solar direta. - Proteção contra umidade
A umidade pode comprometer a qualidade do medicamento, fazendo com que se deteriorem antes do seu uso. Evite locais úmidos, como banheiros ou próximos a lava‑louças. - Organização e visibilidade
Armazene os medicamentos de modo que os rótulos com nome, dose, data de fabricação e data de validade fiquem visíveis. - Mantenha na embalagem original
Os comprimidos ou cápsulas devem permanecer em suas embalagens originais, sendo os blister, sachê ou os frascos. Elas são projetadas para proteger o medicamento contra a perda da sua qualidade e eficácia, impossibilitando o contato do medicamento com o meio externo, por exemplo, com a umidade, o oxigênio, as variações de temperatura e a contaminação.
Quais são os riscos de retirar comprimidos das embalagens originais?
Embora organizadores de comprimidos sejam ferramentas úteis para lembrar de tomar medicações no horário certo, há riscos importantes quando os comprimidos são retirados das embalagens originais. Alguns fármacos são fotossensíveis, e a luz forte pode alterar sua composição ou eficácia, dessa forma, as embalagens ajudam a proteger desse efeito. Sem ela, o medicamento fica mais exposto à umidade, oxigênio, luz ou calor, o que pode alterar sua estrutura, sabor, eficácia, dissolução ou causar degradação.
Um exemplo dessas embalagens são os blister de alumínio-alumínio, em que tanto a parte superior quanto a inferior são feitas de alumínio, e o blister de PVC/Alumínio, sendo este o mais comum, com uma camada plástica (PVC) e uma folha de alumínio na parte de trás.
Retirar os medicamentos de seus recipientes específicos contribue para a perda de sua identificação, com a retirada do seu nome comercial ou genérico, a perda da concentração, do número do lote, da validade e do fabricante. Isso pode gerar riscos na administração desse medicamento, tomando-o da maneira errada ou usando um medicamento vencido.
Temos também o risco de contaminação, uma vez que, em seu manuseio, podemos introduzir sujeira, bactérias ou contato com superfícies não esterilizadas. O possível erro de dosagem, na qual a mistura de diferentes medicamentos em um organizador, especialmente se forem similares em cor ou forma, pode levar a erros de confusão ou ingestão dupla de doses.
Cuidar da forma como armazenamos nossos medicamentos é também cuidar da nossa saúde. Pequenas atitudes fazem diferença em seu tratamento.
Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!
Luana Gabrielli do Carmo Vieira - Farmacêutica - CRF: 125458