Amamentação: quando procurar ajuda especializada
O mês de agosto foi escolhido para incentivar e conscientizar sobre a importância e benefícios da amamentação para a mãe e o bebê. Para essa campanha foi escolhido a cor dourada, que está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Uma criança saudável, que recebeu leite materno, será um adulto com menos problemas relacionados à saúde, além disso, a amamentação contribui para a proteção da saúde da mulher, diminuindo a incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio, aumentando a proteção contra doenças cardiovasculares e contra a osteoporose.
Amamentação: quando procurar ajuda especializada.
A amamentação possui uma extensa lista de benefícios para a mãe e para o bebê, mas nem sempre é uma jornada fácil. Alguns sinais podem indicar que chegou o momento de procurar ajuda profissional, como por exemplo, dor que persistente durante ou após o aleitamento, surgimento de fissuras e machucados nos seios e pouco ganho de peso do bebê.
O trabalho de uma consultora de amamentação consiste em um atendimento oferecido por profissionais qualificados para auxiliar mãe e bebê no aleitamento materno, envolve orientações e condutas relacionadas à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama.
O atendimento pode iniciar a qualquer momento, tanto durante a gestação, período que podem ser esclarecidas as primeiras dúvidas, quanto na maternidade, onde as primeiras dificuldades podem surgir. Perceber que algo não está bem e buscar ajuda não é sinal de fraqueza, na verdade, é uma oportunidade de transformar esse momento em uma melhor experiência com quem possui experiência no assunto.
Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!