O isolamento social trouxe consigo algumas situações que contribuíram com o sedentarismo e consequentemente, a obesidade. A restrição da mobilidade, o fechamento de parques, academias, o home office e o aumento do consumo de deliverys, deixaram poucas opções para quem fazia atividades físicas regularmente e aqueles que já não eram muito fãs, se entregaram de vez.

Você engordou durante a pandemia? Se a resposta foi sim, você faz parte dos cerca de 20% de brasileiros que, segundo estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, conta com mais de 14 mil adultos que ganharam pelo menos 2 quilos nesse período.

A obesidade é uma doença crônica que envolve o acúmulo excessivo de gordura corporal e aumenta o risco de problemas de saúde e por essa razão merece nossa atenção. Hoje, no dia mundial da obesidade, trazemos algumas dicas para que você consiga retomar bons hábitos e recuperar a sua saúde.

  • Opte por alimentos in natura: as comidas que você precisa descascar ou lavar são mais indicadas do que aquelas que vêm em lata ou pacote, embora haja produtos embalados saudáveis. Frutas, legumes e verduras são sempre uma escolha certa.
  • Evite ultraprocessados: alimentos com alto grau de industrialização costumam ser compostos por substâncias que muitas vezes são danosas para o organismo, especialmente se ingeridas regularmente ou em grandes quantidades. Biscoitos recheados, salgadinhos, embutidos e refrigerantes levam grandes quantidades de sal, açúcar e gorduras saturadas, entre outras adições e alterações que diminuem o valor nutritivo.
  • Dose o sal e o açúcar: na medida certa, são temperos importantes, presentes em praticamente todas as refeições do dia. Mas quanto menor a quantidade, menos glicose e sódio no organismo, substâncias que em excesso desencadeiam problemas de saúde importantes.
  • Considere comer menos carne vermelha: não só para evitar a obesidade, mas para prevenir outras complicações de saúde. Pesquisas apontam que o consumo sistemático deste tipo de proteína pode desencadear vários tipos de doença, em especial cardiovasculares e cânceres.
  • Diversifique os alimentos: um prato colorido e com comidas diversas não só parece saudável, como é. Ingerir alimentos de origens diferentes, como grãos, verduras, legumes e frutas é uma garantia de alimentação balanceada, que contém uma vasta quantidade de nutrientes, fibras e vitaminas que vão beneficiar o pleno funcionamento do organismo.
  • Reserve tempo para as refeições: parte da qualidade da alimentação passa também pela forma como nos alimentamos. Um bom hábito é separar tempo para comer e fazer isso com calma, mastigando bem e com foco na refeição, preferencialmente sem estar vendo TV ou realizando outra atividade em paralelo.
  • Pratique atividade física: quase tão importante quanto a alimentação correta, movimentar o corpo também se torna importante na busca da melhora desta condição.
  • Faça pausas: procure fazer pequenos intervalos durante a atividade laboral para se movimentar. Às vezes, sair da frente do computador, dar alguns passos, alongar um pouco os músculos, pode fazer uma grande diferença na rotina.

Géia, você saudável é a nossa meta !

Redigido por: Enf. Luana Mouras COREN/SP: 441219