Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

No dia 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, que tem o objetivo de informar a população sobre os males da doença.

Primeiramente, é necessário explicar que existem dois tipos de arritmia: a taquicardia, quando o coração bate rápido demais e a bradicardia, que é quando as batidas são muito lentas e em descompasso, ou seja, com pulsação irregular, tendo como consequência a morte súbita cardíaca (MSC). Para estas duas situações, o tratamento médico adequado é imprescindível.

A maioria de mortes súbitas em homens estão relacionadas a doenças coronarianas, sendo que em 90% dos casos, a morte súbita é provocada por uma arritmia cardíaca.

Tratamento das arritmias

As arritmias cardíacas podem ser tratadas de diversas maneiras, tendo como tratamentos mais comuns, o uso de medicações, ablação por cateter ou por implante de dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI), Marca-passo (MP), Cadioversor Desfibrilador Implantável (CDI) ou Ressincronizador.

É preciso ficar atento a sintomas, como: cansaço, sensação de desmaios, palpitações, tontura, fraqueza ou dificuldade ao caminhar, confusão mental, pressão baixa e dor no peito. Esses sintomas indicam que há algo errado com o coração. Ao apresentar esses sintomas, o indivíduo deverá procurar atendimento médico de urgência, imediatamente, pois existe a possibilidade de se ter uma arritmia cardíaca ou outra disfunção no coração.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo

A cada dois minutos, uma pessoa é vítima de morte súbita no Brasil, inclusive, as doenças do coração são a principal causa de morte no mundo. A melhor forma de prevenção é manter uma vida saudável, isto é, ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente, não fumar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, são as principais dicas para manter o coração saudável.

É importante se consultar com um cardiologista, pelo menos uma vez por ano e prestar atenção aos sinais do seu coração: pulsações irregulares, batimentos cardíacos intensos, cansaço demasiado sem motivo aparente, são motivos de alerta.

Um checkup anual também é recomendado. Cuide bem da sua saúde, cuide bem do seu coração, afinal, você saudável é a nossa meta.