Por que está sendo aplicada a terceira dose?

O reforço serve para estimular a produção de anticorpos, da mesma forma que a criança tem um sistema imunológico em formação, o sistema imunológico dos idosos já não está mais agindo como deveria. A produção de anticorpos já não está mais na mesma velocidade e mesmo produzindo anticorpos, a quantidade que circula não é a mesma que a de um indivíduo adulto, portanto, eu preciso dar um lembrete novo para o idoso e o lembrete novo, é a partir dessa terceira dose.

É sempre importante ressaltar que ao longo da campanha de vacinação, visualizamos impactos positivos em relação ao número de casos, de óbitos e de internações. Se interrompermos este fluxo em relação à vacinação com a primeira, segunda ou terceira dose, iremos impactar de alguma forma, no curso da pandemia.

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 é fundamental para controlar a pandemia no país e manter em queda os números de mortes e novos casos da doença.

Quem pode ser imunizado com a terceira dose?

De acordo com o Ministério da Saúde, neste momento, as vacinas estarão disponíveis para idosos a partir dos 70 anos e pessoas imunodeprimidas, aquelas que apresentam alguma deficiência no sistema imunológico. Em São Paulo, a aplicação está programada também para quem tem mais de 60 anos.

No caso dos idosos, a indicação é a partir de seis meses da imunização completa. O grupo com problemas no sistema imune, está autorizado a receber a terceira dose, a partir de 28 dias do esquema vacinal completo (duas doses ou vacina de dose única). 

É seguro receber mais uma dose da vacina contra a Covid-19?

Receber mais uma dose de vacina contra a Covid-19 não aumenta as chances de reações adversas (alergias), pelo contrário, a cada contato que temos com o vírus ou pelo processo de imunização ou mesmo pela infecção com a doença, o nosso sistema imunológico vai ganhando força para diminuir a possibilidade do contágio ou a infecção mais branda.

Por que o intervalo entre a segunda e a terceira dose é de seis meses?

Esse intervalo foi estabelecido mediado por estudos. Verificou-se que a maioria dos idosos, assim como ocorre com a vacina da Influenza, fica com a titulação alta de anticorpos 15 dias depois que recebe a vacina e mantém essa titulação de anticorpos. É uma quantidade de anticorpos circulantes que nos protege ao longo de meses. Seis meses é o período de segurança em que essa circulação se mantém alta. Os idosos e indivíduos imunossuprimidos, a tendência é que esse número de anticorpos circulantes venha a diminuir.

 

Caso você se enquadre nestes perfis, tome a terceira dose, porque Você Saudável é a Nossa Meta.