Novembro Azul – Mitos e Verdades sobre o Câncer de Próstata
A campanha do Novembro Azul, criada em 2003 na Austrália, é realizada mundialmente, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil, morre a cada 38 minutos de câncer de próstata, por esse e outros motivos, o Novembro Azul é fundamental para acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença e alertar sobre os fatores de risco.
Pensando nisso, separamos 5 mitos e verdades sobre o câncer de próstata, confira:
• O câncer de próstata só acontece em idosos.
MITO. A maior incidência é a partir dos 50 anos, podendo ocorrer também com homens mais jovens, entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos.
• O exame de toque é realmente necessário.
VERDADE. Realizar apenas o exame de PSA não é o suficiente, pois diversos casos já registrados não obtiveram alteração dos níveis de PSA no sangue, sendo também necessário realizar o exame de toque retal. Somente o exame de toque pode identificar tumores iniciais.
• O câncer de próstata tem cura.
VERDADE. O câncer de próstata possui uma taxa elevada de cura, ainda mais quando identificado em fase inicial.
• Atividade física pode ajudar na prevenção e tratamento.
VERDADE. Tanto no câncer de próstata como em diversas outras doenças, a atividade física pode contribuir para que o câncer não se manifeste.
• O câncer de próstata sempre apresenta sintomas.
MITO. O câncer de próstata, no início, é uma doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas, pois eles costumam aparecer conforme a doença progride. A prevenção é extremamente importante para que o câncer seja descoberto em fase inicial, com maiores chances de cura.
É importante lembrar que o exame da próstata deve ser realizado a partir dos 40 anos, principalmente se houver casos na família.
Géia, você saudável é a nossa meta!