No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, profissão que foi regulamentada somente no ano de 1967, após diversas lutas para que isso acontecesse. O profissional de nutrição, diferente do que muitos pensam, pode atuar em várias áreas, incluindo hospitais, consultórios, escolas, programas governamentais, restaurantes, padarias, locais que forneçam alimentação para uma grande quantidade de pessoas, academias, clubes esportivos e até mesmo em laboratórios e indústrias de produção alimentar, indo muito além da prescrição de dietas.

O ditado popular “prevenir é melhor do que remediar” faz total sentido quando falamos sobre alimentação, já que, com uma rotina de alimentação saudável e balanceada, mantemos o bom funcionamento do organismo, fortalecemos o sistema imunológico e preservamos a nossa saúde, nos livrando de diversos problemas, além disso, a alimentação faz parte de toda a nossa vida, nos trazendo lembranças, prazeres e bons momentos, por isso, nosso corpo precisa ter uma boa relação com a comida.

O nutricionista possui um papel de importância muito significativo, destacando principalmente o momento atual, onde percebemos o grande aumento do consumo dos alimentos ultra processados, ricos em sódio, açúcares, gorduras saturadas e conservantes químicos, afetando a saúde dos indivíduos que consomem estes compostos em excesso. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019. No mesmo período, a proporção da população adulta com excesso de peso passou de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros.

Levando estes dados em consideração, devemos ressaltar a importância do profissional de nutrição, pois este pode auxiliar a população a se alimentar melhor, realizando pesquisas e conscientizando sobre o papel da alimentação saudável.

Sabendo de todas essas informações, a dúvida de quando procurar um nutricionista pode acabar surgindo e é sempre bom lembrar que seguir dietas prontas da internet ou de outras pessoas não é o ideal, pois cada indivíduo possui suas próprias necessidades, portanto, mostramos abaixo situações em que é de extrema importância o acompanhamento com este profissional:

  • Pessoas com diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares ou digestivos.
  • Quem passou ou irá passar por cirurgia bariátrica.
  • Adultos ou adolescentes que possuem distúrbios alimentares.
  • Gestantes ou mulheres que querem engravidar.
  • Mães que estão amamentando.
  • Qualquer pessoa que esteja com excesso de peso, inclusive crianças.
  • Idosos que necessitem de acompanhamento nutricional.
  • Qualquer pessoa que tenha interesse em adquirir uma alimentação saudável.

Lembre-se: ter uma alimentação saudável pode mudar a sua vida, te trazendo benefícios, diariamente.

Géia, você saudável é a nossa meta!