Precisamos falar sobre saúde mental!

A campanha janeiro branco, tem como principal objetivo dar maior atenção e visibilidade para as questões de saúde mental de nossa população. Ela foi idealizada por psicólogos, no ano de 2014 e vem ganhando cada vez mais força.

Qual a importância desta campanha?

Visto que, é expressivo o aumento do índice de doenças mentais que têm acometido cada vez mais pessoas ao redor de todo o mundo, é preciso abordar este assunto que está totalmente relacionado a nossa saúde física e mental.

Quais os impactos destas alterações emocionais?

As doenças mentais podem ocasionar no indivíduo, alterações de humor, sintomas físicos, prejuízos a realização de atividades básicas e até mesmo influenciar na relação com pessoas ao seu redor, como em seu lar e trabalho.

Você sabia?

A ansiedade tem acometido mais de 260 milhões de pessoas e segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem de ansiedade, com um número estimado em cerca de 9,3% da população, além de 86% dos brasileiros sofrerem de algum tipo de transtorno emocional, como ansiedade e depressão.

A grande evolução em diversos cenários da sociedade e as particularidades de nossas vidas pessoais colaboram para o desenvolvimento destes tipos de condições. Não é incomum receber uma resposta positiva, ao questionar alguém, se este se considera estressado ou cansado emocionalmente.

Você sabe o que é e quais são os sintomas que podem causar uma crise de ansiedade?

Uma crise de ansiedade é um episódio, onde nosso cérebro detecta algum tipo de perigo ou ameaça, seja ele consciente ou não. É um estado transitório, que em geral, dura poucos minutos e causa sintoma como: falta de ar, palpitação, aperto na região peitoral, tremores, boca seca, náuseas, vômito, desconforto abdominal, choro, suor excessivo, entre outros.

Medidas preventivas

Muitas empresas, assim como a nossa, já vem adotando medidas que visam a melhora da qualidade de vida e redução da carga emocional de seus colaboradores, através de maiores horários de descanso, a realização de atividades físicas em equipe, incentivo à uma alimentação de qualidade, práticas de meditação e até a adoção de uma política pet friendly, que reduz exponencialmente a taxa de estresse. 

A fim de evitar a ocorrência deste tipo de situação, é fundamental identificar e manter em sua rotina, atividades prazerosas, que lhe ajudem a aliviar a carga de estresse do dia a dia, além da prática de atividades físicas regulares, para a liberação de hormônios do bem-estar.

Como agir diante de uma situação de crise

Em situações onde você identifique um indivíduo com sintomas parecidos aos mencionados acima, é importante manter-se calmo e transmitir calma, reforçando seu apoio no momento. Manter-se próximo a ele até que os sintomas se amenizem, é uma ação de grande ajuda.

Importante: Algumas situações onde ocorrem crises emocionais, há a necessidade de prestação de atendimento profissional imediato, o quanto antes, principalmente se identificado que o indivíduo pode oferecer risco físico para si mesmo e para outros.

Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida!