Tomei a vacina para prevenção da Covid-19, e agora?

Toda a população brasileira está ansiosa para que este momento chegue, mas a pergunta que não quer calar é: após tomar as duas doses recomendadas da vacina, posso deixar todos os outros cuidados de lado?

 

E a resposta é simples: NÃO.

 

As injeções estimulam nosso corpo a produzir células de defesa e anticorpos contra o Sars-CoV-2, mas isso não garante que todos que receberam o imunizante apresentarão as mesmas respostas em um possível contato com o agente causador da doença. Alguns indivíduos, mesmo após o período de duas semanas da segunda dose, podem continuar suscetíveis ao desenvolvimento da Covid-19.

 

Estudos reforçam que estes indivíduos desenvolvem a doença de forma mais branda e na maioria dos casos não necessitam de internação e apresentam um risco baixíssimo de morte.

 

Ainda apresentamos uma porcentagem baixa de pessoas totalmente imunizadas, por essa razão não devemos abrir mão dos cuidados como lavagem das mãos, uso de máscaras adequadas, evitar ambientes fechados e com número elevado de pessoas, afinal de contas, como não possuímos toda a população vacinada, estes hábitos podem prejudicar outros indivíduos, sejam eles nossos familiares ou não.

Ainda não vencemos essa luta, mas estamos próximos!