Saúde auditiva: cuidados e prevenções.
Destaques, Saúde
0
O dia 10 de novembro é definido como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A saúde auditiva também precisa de uma atenção especial, assim como cuidamos do coração, pulmão e outras partes do nosso organismo.
A poluição sonora que estamos acostumados, a longo prazo e em excesso, pode causar danos nas células do ouvido, causando surdez. A surdez também pode estar relacionada com o envelhecimento, questões genéticas ou bloqueios físicos.
Para cuidar da sua saúde auditiva, é preciso seguir algumas dicas, como:
- Monitore o volume: não escute música, nem televisão, em volume muito alto. Isso serve também para o uso dos fones de ouvido.
- Faça a limpeza correta dos ouvidos: o uso de cotonetes deve ser abolido, pois as hastes podem perfurar o canal auditivo e o tímpano. A cera de ouvido serve para lubrificar, proteger e manter os ouvidos livres de microrganismos, sendo que o processo de limpeza só deve ser realizado por um médico otorrino, caso seja necessário. O ideal é que após o banho, o uso suave de uma toalha limpa e macia, é uma opção. Lembre-se de não forçar a entrada do canal auditivo e ir apenas até onde o dedo alcança. Passe levemente a toalha nos ouvidos, para que apenas o excesso seja retirado, além disso, manter objetos como fones e aparelhos auditivos sempre limpos é importante: lembre-se que estes são de uso individual e ao serem compartilhados, aumentamos a possibilidade de sofrer com otites fúngicas ou bacterianas.
- Realize os tratamentos de forma correta: caso você tenha infecções, como otites e gripes, o tratamento deve ser realizado até o final, pois quando mal curadas, podem levar a uma deficiência auditiva.
- Realize consultas periódicas: pessoas com mais de 50 anos devem procurar o médico otorrinolaringologista com frequência, principalmente se houver histórico familiar de perda auditiva. As consultas se tornam ainda mais importantes, devendo ser, no mínimo, anuais. Se perceber qualquer alteração ou desconforto nos ouvidos, procure um médico para avaliar a situação.
- Tenha momentos de silêncio: dê períodos de descanso para os seus ouvidos. Sempre que possível, vá para um lugar silencioso, de preferência uma a duas vezes por dia.
Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!