14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes
O que é Diabetes?
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na produção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta de produção da insulina pelo Pâncreas, ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
Quais são os tipos de Diabetes?
Sabemos hoje que diversas condições podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
Diabetes tipo 1 - Essa forma de diabetes é resultado da destruição das células produtoras de Insulina no Pâncreas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, levando a deficiência de insulina. O quadro clínico mais característico é:
- Sede
- Diurese e fome excessivas
- Emagrecimento importante
- Cansaço e fraqueza
Diabetes tipo 2 – Nesta forma de diabetes está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Nesses pacientes, ocorre a produção da Insulina, porém a ação da mesma está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. A instalação do quadro clínico é mais lenta e os sintomas mais frequentes são:
- Sede
- Aumento da diurese
- Dores nas pernas
- Alterações visuais
Este tipo de Diabetes, geralmente está associado a aumento de peso e obesidade, e acomete mais frequentemente adulto acima de 50 anos de idade. Contudo, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento do quadro em adultos jovens e até crianças.
Como saber se estou diabético?
O diagnóstico laboratorial pode ser feito de três formas e, caso positivo, deve ser confirmado em outra ocasião. São considerados positivos os que apresentarem os seguintes resultados:
- Glicemia de jejum > 126 mg/dl (jejum de 8 horas)
- Glicemia casual colhida em qualquer horário do dia, independente da última refeição realizada > 200 mg/dl em paciente com sintomas característicos de diabetes.
- Glicemia > 200 mg/dl duas horas após sobrecarga oral de 75 gramas de glicose.
- Glicemia de jejum > 110 mg/dl e < 126 mg/dl
- Glicemia 2 horas após sobrecarga de 75 gr de glicose oral entre 140 mg/dl e 200 mg/dl
A prevenção para este grupo inclui:
- Mudança de hábito alimentar
- Prática de atividade física
- Introdução de medicamentos:
O diagnóstico precoce do diabetes é importante não só para prevenção das complicações agudas já descritas, como também para a prevenção de complicações crônicas.
Acompanhamento médico, por quê?
- Receber orientação nutricional adequada
- Saber como prevenir complicações
- Aprender a usar Insulina ou outros medicamentos
- Aprender como usar os aparelhos que medem a glicose (glicosímetros), e as canetas de insulina.
- Ser orientado quanto à atividade física
- Aprender como proceder nos casos de hipoglicemia e hiperglicemia
O aprendizado é fundamental não só para o bom controle do diabetes como também para garantir autonomia e independência ao paciente. É muito importante que ele realize suas atividades de rotina, viajar ou praticar esportes com muito mais segurança
E o papel da família?
É importante o envolvimento dos familiares com o tratamento do paciente diabético, visto que, muitas vezes, há uma mudança de hábitos, requerendo a adaptação de todo núcleo familiar.
Como deve ser meu acompanhamento?
- Consultas mensais, bimestrais, ou trimestrais.
- Contato telefônico ou fax, com envio da monitorização glicêmica.
- Realização de exames solicitados pelo médico periodicamente.