A hepatite é uma inflamação do fígado que possui diversas causas, sendo as mais frequentes causadas por vírus, consumo excessivo de álcool ou uso de alguns medicamentos. No mundo, estima-se aproximadamente 1,4 milhões de mortes causadas por hepatite, por ano.

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que tem a finalidade de alertar e conscientizar a população sobre os riscos e formas de prevenção, além de incentivar a vacinação.

As hepatites dos tipos A, B, C, D e E são causadas por vírus, destacando os tipos B e C, que podem evoluir e se tornarem crônicos.

- Hepatite A: tem maior incidência e está relacionada com saneamento básico e higiene. É uma infecção mais leve e existe vacina para prevenção, além disso, medidas de higiene como lavar as mãos com frequência, utilizar água tratada, lavar bem os alimentos e utensílios, são ótimas formas de prevenir.

- Hepatite B: sua transmissão ocorre principalmente via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenir é a vacina e uso de preservativo.

- Hepatite C: sua transmissão ocorre principalmente pelo contato com sangue. Para prevenir, é importante não compartilhar nenhum objeto que possa ter entrado em contato com sangue. Não existe vacina para esse tipo.

- Hepatite D: ocorre somente nos infectados pela hepatite B, portanto, sua melhor forma de prevenção também é a vacinação.

- Hepatite E: é transmitida por via digestiva, portanto, sua melhor forma de prevenção são as mesmas medidas da hepatite tipo A.

Muitos indivíduos que já estão infectados não percebem, já que a doença nem sempre apresenta sintomas, por esse motivo, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos façam o teste, que é gratuito em qualquer posto de saúde. Caso o teste for positivo, procure realizar um acompanhamento médico para que seja iniciado o tratamento.

Géia, você saudável é nossa meta!

Elaborado por Isadora Silvério – Equipe de Saúde