No mês de agosto, destacamos o combate ao tabagismo e à prevenção do câncer, com uma data muito especial: o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. Essa campanha, criada pela Lei nº 7.488/1986, tem como objetivo conscientizar sobre os danos causados pelo tabaco e incentivar as pessoas a buscarem uma vida mais saudável e livre do cigarro.

Parar de fumar é, sem dúvida, uma das decisões mais poderosas que alguém pode tomar pela própria saúde, e os benefícios começam quase imediatamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 8 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo em decorrência do tabagismo, no entanto, milhares de pessoas conseguem largar o cigarro todos os dias, transformando sua saúde, sua qualidade de vida e seu futuro.

Não existe dose segura: mesmo quem fuma pouco, socialmente ou “só de vez em quando” já tem um risco aumentado de desenvolver doenças como infarto, AVC e câncer.  Você sabe o que acontece no seu corpo quando você decide parar de fumar?

- Após 20 minutos: a pressão arterial e os batimentos cardíacos começam a se normalizar;

- Após 8 horas: os níveis de monóxido de carbono no sangue caem, e o oxigênio circula melhor;

- Após 24 horas: o risco de infarto começa a diminuir;

- Após 48 horas: paladar e olfato já começam a melhorar;

- De 2 a 12 semanas: a circulação melhora, a respiração fica mais leve e há mais disposição;

- Após 1 ano: o risco de doenças cardíacas cai pela metade;

- Após 10 anos: o risco de câncer de pulmão reduz em até 50%.

Seu corpo é inteligente, forte e resiliente. Ele começa a se curar assim que você diz adeus ao cigarro. Cada dia sem fumar é um dia de mais saúde, mais vida e mais qualidade para você e para quem está ao seu redor. No mês de agosto, e especialmente no dia nacional de combate ao fumo, reflita sobre seus hábitos, faça o melhor para você!

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta.

Jamile Moraes – Equipe de Gestão de Saúde