Dia Nacional da Doação de Órgãos
O dia nacional da doação de órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, foi criado com intuito de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador, e como isso pode ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de renascer. No estado de São Paulo, a Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014, instituiu o mês da doação de órgãos, denominado "Setembro Verde", no qual diversos monumentos e edificações conhecidos são iluminados com a cor. A campanha gerou tantos resultados positivos que já se espalhou por todo território nacional, conhecida como “Brasil Verde”. Por que doar órgãos? Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. O transplante pode salvar vidas no caso de órgãos vitais, como o coração, ou devolver a qualidade de vida, quando o órgão transplantado não é vital, como os rins. Além disso, estrutura a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. Quem e como doar? Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. Existem dois tipos de doador:
- O primeiro é o doador vivo. Pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Pessoas sem grau de parentesco, somente com autorização judicial.
- O segundo tipo é o doador falecido. São pacientes com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).
Mas, para que essas iniciativas continuem funcionando de forma exemplar, é necessário que a população esteja consciente sobre a importância da doação de órgãos e sempre informar sua família. Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE) ADOTE é uma organização sem fins lucrativos e não governamental que busca conscientizar e informar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Atua na promoção de mudanças de atitudes e valores da sociedade e do Estado, para preservar e melhorar a vida, dedicando-se à divulgação de informações sobre o processo de doação e transplante de órgãos. Para mais informações, acesse: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos Espalhe amor. Doe órgãos. Salve vidas.