Mãe amamentando seu bebê

Este momento pertence somente a vocês!

Fique confortável, se alimente bem, relaxe, mantenha o ambiente tranquilo e curta um dos melhores momentos de sua vida: leite saudável servido com amor e sintonia.

 SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO: 01 a 08 de agosto 2017

A sintonia com o bebê inicia desde o primeiro dia no útero, ao ser recebido neste mundo, por quem zelou por este desenvolvimento, com amor e alimento saudável, irá aos poucos conhecer o mundo através do tato, cheiro, do som, sabor, envolvido em momentos de tranquilidade, conforto e alegria. Este acolhimento será à base de seu desenvolvimento saudável. Amamentar é um ato de amor e sintonia, por ser um fato tão importante, ficou estabelecido que o mês de agosto seria chamado de “Agosto Dourado”,  por simbolizar o incentivo a amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos, em todo o mundo. O leite materno é um alimento completo, que contém todos os nutrientes e sais minerais que o bebê necessita até os seis meses de idade. Portanto, antes disso, não é necessário acrescentar nenhum tipo de alimento, como chás, sucos, água ou outro tipo de leite ou fórmula e poderá ser oferecido mesmo após inserir alimentos sólidos. Além do prazer, você está cuidando da saúde do seu bebê e proporcionando a ele vários benefícios:
  • Fácil digestão;
  • Desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração;
  • Desenvolvimento mental;
  • Ajuda no crescimento;
  • Previne infecções, anemias, obesidade infantil e intolerâncias;
  • Funciona como fonte de anticorpos;
  • Deixa a criança mais forte e saudável.
Este relacionamento é de troca, a mãe que amamenta também protege a sua saúde, ajuda o útero na recuperação de seu tamanho, evita formação de abscesso, reduz risco de câncer de mama, de ovário, doenças cardiovasculares, diabetes e na perda do peso adquirido no período de gravidez. DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO NA AMAMENTAÇÃO. Consuma abundantemente água, pois isso auxilia na produção do leite. O suco de uva integral e chá de erva doce, contribuem muito também para esta função. Além disso, melhorar a qualidade das gorduras na dieta é necessário, pois afeta diretamente a qualidade do leite. Priorizar o consumo de gorduras boas (monoinsaturadas, poli-insaturadas e ômega 3), como por exemplo, castanhas (avelã, amêndoas, caju, pistache); abacate; azeite extra virgem prensado a frio; amendoim e pasta de amendoim integral; nozes e sementes (gergelim, abóbora e girassol); as azeitonas, são de extrema importância. Com isso, a mamãe fornece as melhores fontes alimentares de gordura para o seu bebê. Evitar, sempre que possível, condimentos, alimentos industrializados (como linguiça, salsicha, sardinha) e frituras. Não consumir bebidas alcoólicas e fumo, pois essas substâncias são transmitidas ao bebê, através do aleitamento e prejudicam seriamente sua saúde. Mamãe, se você tem leite materno em grande quantidade e gostaria de ajudar outras mães (bebês) que não possuem leite materno, saiba como fazer: http://rblh.fiocruz.br/pt-br/pagina-inicial-rede-blh Texto: Gestão de Saúde do Géia.