Como vimos na publicação anterior, no mês de dezembro vamos abordar as formas reais de contaminação e acabar com mitos!

Como se contrai o HIV?

Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

  • Sexo sem camisinha. Pode ser vaginal, anal ou oral;
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. Consigo preservativo gratuitamente? SIM! O preservativo está disponível na rede pública de saúde!

______________________________________________Mito ou Verdade?

O vírus é transmitido apenas em relações sexuais.Mito!  O HIV também pode passar com o compartilhamento de seringas e agulhas; transfusão de sangue contaminado; reutilização de objetos perfuro cortantes com presença de sangue ou fluidos com o vírus; durante o parto normal.   Existe risco de contaminação por HIV em uso de equipamentos de salão de beleza não esterilizados.Verdade!  Objetos perfuro cortantes com presença de sangue, podem transmitir o vírus! Para evitar a disseminação do vírus basta que sejam esterilizados, para eliminar esse risco. O vírus HIV pode ser transmitido por beijo, abraço ou aperto de mão.Mito! O vírus HIV é transmitido através de troca de fluidos corporais (sêmen, lubrificante vaginal, sangue, leite materno). Beijo, abraço, apertos de mão e objetos não perfurantes, como talheres, vaso sanitário, não transmitem o vírus.

Na próxima semana novas informações sobre o assunto!