No mês de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que visa conscientizar e prevenir a população sobre o risco de doenças cardiovasculares, que são a causa número um de mortes no mundo.

O colesterol é uma gordura primordial para o bom funcionamento do corpo humano, pois faz parte das estruturas das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração, sendo importante para a produção de hormônios, no metabolismo das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e na fabricação da bile, porém, se consumido em excesso, pode resultar em problemas de saúde.

Existem dois tipos de colesterol, o LDL, conhecido como “colesterol ruim”, que são as lipoproteínas de baixa densidade e o HDL, conhecido como “colesterol bom”, que são as lipoproteínas de alta densidade. Enquanto o LDL facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos, o HDL é responsável por limpar o sistema cardiovascular, realizando o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias.

O colesterol alto pode estar ligado à maus hábitos alimentares ou por ser geneticamente determinado, conhecido como hipercolesterolemia familiar, onde o indivíduo já nasce com problemas relacionados à metabolização. Para evitar que o colesterol fique acima do normal, é necessário evitar as gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como as carnes gordas, toucinho, leite integral e seus derivados, manteiga, creme de leite e as gorduras trans, presentes nos produtos ultra processados, como embutidos, salgadinhos, biscoitos, sorvetes e comidas congeladas, prontas para consumo.

Em sua rotina, priorize as gorduras monoinsaturadas, presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola e abacate, ou as poli-insaturadas, presentes em peixes, como atum e sardinha, em frutos do mar, nos óleos vegetais, nas nozes e sementes de abóbora.

Para prevenir, além da alimentação saudável, é interessante incluir outros hábitos, como a prática de atividade física e a ingestão de água, diariamente. Lembre-se também de manter os seus exames em dia para saber se seu colesterol está controlado.

Géia, você saudável é a nossa meta!

Elaborado por Isadora Silvério – Equipe de Saúde