Maio Vermelho: conscientização sobre o câncer bucal
O câncer bucal é um tumor maligno, que afeta os lábios e estruturas internas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua, e atualmente está entre os 10 de maior incidência no Brasil, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, foram registrados 15.190 novos casos no ano de 2020, sendo 11.180 homens. A maior parte dos casos é diagnosticado em estágios já avançados, e por esse motivo, a campanha conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce, já que, detectado em sua fase inicial, permite o tratamento mais efetivo ou até mesmo a cura.
Há alguns fatores de risco que podemos citar ao falarmos do câncer bucal, sendo o mais preocupante deles, o tabagismo (após um estudo da Fundação do câncer de boca do Reino Unido que constatou que 90% das pessoas diagnosticadas faziam o uso de cigarro). Fatores como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de gordura corporal e exposição solar sem proteção também podem aumentar o risco da doença.
Para que o diagnóstico seja o mais precoce possível, é importante estar atento aos principais sinais:
- Lesões na região bucal ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- Nódulos no pescoço;
- Rouquidão persistente.
Em casos mais avançados, pode-se observar outros sinais, como: dificuldade de mastigação e ao engolir, dificuldade na fala, dificuldade para movimentar a língua e a sensação de algo preso na garganta.
Caso seja percebido algum sintoma, procure sempre um dentista ou um clínico geral para avaliação.
Portanto, a melhor forma de prevenção é manter um estilo de vida saudável, incluindo uma boa rotina alimentar rica em frutas e verduras, realizar a higiene bucal diariamente, interromper o tabagismo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e utilizar protetor labial quando se expor ao sol. Com a realização dessas dicas e idas regulares ao dentista, o risco de desenvolver o câncer bucal diminui de forma muito significativa.
Géia, você saudável é a nossa meta!