08 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol
O colesterol é uma das doenças crônicas que mais afeta as pessoas e não tem idade para acontecer, é uma doença silenciosa, não reflete sintomas específicos, por isso é importante fazer exames periódicos para saber o valor do colesterol. Existem dois tipos de colesterol, o HDL mais conhecido como colesterol bom, e o LDL conhecido como o colesterol ruim. São necessários esses dois tipos de colesterol no nosso organismo, mas precisa haver um equilíbrio, pois cada um tem sua função.
A função do LDL é ajudar no funcionamento das gorduras no organismo, auxiliando na produção de alguns hormônios e vitamina D. Porém em excesso pode fazer as gorduras se alojarem nas paredes das artérias, desencadeando o “colesterol alto” e podem trazer danos graves à saúde, como infarto e AVC.
O HDL tem a função de remover o colesterol (gordura) das paredes das artérias, as enviando de volta ao fígado para serem excretadas.
Existem também os triglicerídeos que são a forma de gordura mais comum do nosso corpo, ele está presente em nossa dieta quando ela é rica em carboidrato, tais como, pães, massas, biscoitos, sorvetes e doces. Porém também é produzido pelo nosso próprio organismo, o fígado. A função dos triglicerídeos é reservar energia para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente.
Seguem alguns alimentos que aumentam o colesterol:
- Alimentos industrializados;
- Fast food;
- Carnes gordas e com gordura aparente, pele de aves;
- Frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.);
- Leites integrais e derivados (iogurte integral, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos);
- Sorvetes de massa, chocolates, doces com coco, chocolate ou chantilly, milk-shake, cremes para sobremesa.
Para maior conhecimento, seguem os valores de referência para controle da dislipidemia: