Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o sedentarismo, o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em 6 de abril. Segundo a OMS, 30 minutos de exercício por dia já ajudam a melhorar a saúde. Entre outros benefícios, a prática evita a obesidade, reduz a pressão arterial e o estresse, e ainda melhora a autoestima. Com a mente relaxada nós conseguimos focar melhor no que precisamos fazer: trabalho, estudos, afazeres domésticos, resolução de problemas, interações familiares e até mesmo ter um tempinho de qualidade para si.

Você sabia que a atividade física desempenha um papel crucial no relaxamento e no bem-estar emocional? Abaixo, listamos 8 ações que acontecem no nosso corpo quando realizamos esta prática:

1.            Liberação de Endorfinas: durante a atividade física, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar. Esse efeito é frequentemente chamado de "elevação do humor" e pode reduzir o estresse e a ansiedade.

2.            Redução do Estresse: a atividade física ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. O exercício regular pode contribuir para a regulação do sistema nervoso e reduzir a resposta ao estresse.

3.            Melhoria do Sono: a prática regular de atividade física pode promover um sono mais profundo e reparador. Isso ocorre porque o exercício ajuda a regular os ritmos circadianos e a reduzir a insônia.

4.            Liberação de Tensão Muscular: o exercício ajuda a liberar a tensão acumulada nos músculos, aliviando desconfortos físicos associados ao estresse. Isso pode contribuir para uma sensação geral de relaxamento.

5.            Foco e Clareza Mental: a atividade física estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando o foco, a concentração e a clareza mental. Isso pode ajudar a afastar pensamentos estressantes.

6.            Pausa Mental: participar de atividades físicas, especialmente aquelas que envolvem movimentos repetitivos, pode proporcionar uma pausa mental. Isso permite que você se desconecte temporariamente das preocupações diárias, proporcionando uma sensação de relaxamento.

7.            Melhoria da Autoestima: o exercício regular pode melhorar a autoimagem e a autoestima. À medida que você alcança metas e experimenta melhorias físicas, isso pode ter um impacto positivo no seu bem-estar emocional.

8.            Interação Social: se você escolher atividades físicas que envolvem interação social, como esportes em equipe ou aulas em grupo, isso pode proporcionar uma sensação adicional de pertencimento e apoio emocional.

Lembre-se de que a atividade física não precisa ser intensa para ser benéfica. Atividades moderadas, como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou praticar yoga, também podem ser eficazes para promover o relaxamento. O importante é encontrar uma atividade que você goste e que se encaixe no seu estilo de vida.

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!