Dia da Imunização
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra diversas doenças contagiosas. Existem vacinas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Todas são seguras e eficazes. Elas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças como: caxumba, sarampo, rubéola, febre amarela, poliomielite, hepatites, gripe, meningococcemia, catapora, HPV, etc. No dia 9 de junho é celebrado o dia da imunização, que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação. Você sabia? A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também pode ajudar a população como um todo, evitando afetar a saúde das pessoas, pois quanto mais pessoas de um determinado ambiente ficarem protegidas é menor a chance de qualquer uma delas estar doente ou transmitir a doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 2 a 3 milhões de mortes, a cada ano, poderiam ser evitadas pela imunização. A maioria das vacinas protege cerca de 90% a 100% das pessoas.Fique atento! As vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos também precisam se proteger e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas, para se prevenir de doenças que podem ocorrer enquanto elas estiverem gestantes ou logo após o parto, podendo causar doenças graves ou até levar a morte de seus bebês.
- Mantenha sua carteira de vacinação atualizada.
- Observe se todas as vacinas estão armazenadas em refrigeradores adequados.
- Questione sobre a vacina que será administrada e como será aplicada.
- Observe se a caixa da vacina está lacrada.
- Se a agulha e seringa são descartáveis.
- Se as seguintes informações foram registradas em sua carteira de vacinação, como: nome e lote da vacina, data de aplicação e data de retorno, quando houver necessidade de mais doses ou reforços.
- Seja consciente e repasse as orientações úteis que você recebe.
- Se você não tem carteira de vacinação e não se recorda quais vacinas lhe faltam, vá até o posto de saúde e veja quais vacinas estão disponíveis para você.
- Pessoas que viajam bastante são recomendadas a procurar o posto de saúde e verificar quais as vacinas recomendadas para se prevenir de doenças durante a viagem.
Seja consciente, vacinar também é proteger!