Dia Mundial do Pulmão
Dia Mundial do Pulmão
A pandemia da Covid-19 evidenciou para o mundo os riscos, a alta mortalidade e a alta incidência de doenças respiratórias na nossa sociedade. As doenças pulmonares são uma das maiores preocupações de saúde em nível mundial, causando cerca de um sexto do total de mortes em todo o mundo. Elas podem infectar as vias respiratórias superiores (nariz, seios da face e garganta) e, de maneira mais preocupante, as vias respiratórias inferiores e os pulmões.
A incidência de Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) têm aumentado, especialmente entre crianças e idosos, afetando sua qualidade de vida, provocando incapacidade nos indivíduos afetados e, consequentemente, causando grande impacto econômico e social.
Muitas pessoas com doenças pulmonares, se diagnosticado de maneira incorreta, deixam de receber tratamento adequado, favorecendo agravamento da doença, internações desnecessárias, danos irreversíveis à função pulmonar e até mortalidade prematura.
Prevenção de doenças respiratórias:
-
Felizmente, a maioria das doenças respiratórias é prevenível pela melhoria da qualidade do ar;
-
Desencorajar os jovens a começar a fumar e encorajar os fumantes a parar, são as principais medidas de prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
- Asmáticos que fumam têm declínio mais rápido da função pulmonar em relação aos não fumantes;
- Evitar a inalação de fumaça do tabaco durante a gravidez, bem como a exposição infantil ao fumo passivo, pode reduzir a gravidade da asma nas crianças;
- Combater a poluição do ar salva vidas e reduz o risco de muitas doenças;
- A vacinação é essencial para o controle e eliminação de muitas das doenças respiratórias em crianças e adultos;
- Controlar a qualidade do ar no ambiente de trabalho previne doenças pulmonares ocupacionais;
- Realize acompanhamento médico regular.