O trabalho faz parte da nossa vida e da nossa construção como seres sociais. Desde cedo, somos incentivados a buscar uma profissão, conquistar nossos sonhos e alcançar satisfação pessoal e profissional, no entanto, nem sempre a rotina profissional é leve.

Quem nunca se sentiu esgotado? Não só fisicamente, mas sem energia, ânimo e até sem vontade de realizar tarefas simples? Muitas vezes, esse cansaço vai além do corpo, ele nasce de ambientes de trabalho sobrecarregados, com excesso de demandas, metas abusivas e falta de acolhimento, impactando diretamente na saúde mental.

Quadros como ansiedade, depressão e síndrome de burnout são reflexo desse cenário. Segundo o Ministério da Previdência Social, só em 2024, quase meio milhão de brasileiros foram afastados por transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, o maior número dos últimos dez anos.

 

Diante disso, a prevenção se tornou indispensável. A partir de 26 de maio de 2025, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passou a exigir que empresas identifiquem e gerenciem riscos psicossociais, como estresse, sobrecarga, assédio e esgotamento mental, como medida obrigatória de proteção à saúde dos trabalhadores.

 

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

 

- Promover um ambiente de respeito, escuta e acolhimento;

- Organizar atividades e prazos de forma realista;

- Estimular pausas e práticas como ginástica laboral;

- Incentivar a prática regular de atividades físicas;

- Oferecer momentos de bem-estar, lazer e descontração;

- Disponibilizar apoio psicológico, quando necessário;

- Respeitar intervalos e estimular o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;

- Incentivar hábitos saudáveis, como boa alimentação e sono de qualidade.

 

Essas práticas são simples, mas transformadoras. Cuidar da saúde mental é um compromisso que vai além do trabalho, também se estende aos nossos laços pessoais, familiares e sociais. Que possamos ser, em qualquer ambiente, um espaço seguro, de acolhimento e cuidado para nós mesmos e para quem está ao nosso redor.

 

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta.

 

Psicóloga Fabiana Queiroz – CRP 06/204383