O que é?

O colesterol é um tipo de gordura encontrada naturalmente no organismo, sendo uma parte produzida pelo próprio corpo, e outra parte proveniente da alimentação. Existem diferentes tipos de colesterol no sangue, sendo HDL e o LDL, os mais importantes para a avaliação do riscos e doenças do coração.

O colesterol é um composto importante para a formação de estruturas celulares, formação de hormônios e de vitamina D. O problema em relação a ele é que torna prejudicial quando consumido de forma descontrolada e exagerada, pois o LDL, considerado o “mal colesterol” promove o acúmulo de gordura no sangue e que consequentemente se acumula na parede arterial. Já o HDL é considerado como o “bom colesterol” pois uma de suas atividades é a retirada o LDL da corrente sanguínea.

Colesterol Total (HDL + LDL) Categoria
Menor que 200mg/dl Ideal
De 200 a 239mg/dl Limítrofe
Maior ou igual 240mg/dl Alto
Colesterol HDL Categoria
Menor que 39mg/dl Baixo
De 40 a 59mg/dl Desejável
Maior que 60mg/dl Bom
Colesterol LDL Categoria
Menor que 99mg/dl Ideal
De 101 a 129mg/dl Nível próximo do ideal
De 130 a 159mg/dl Limítrofe
Maior ou igual 160mg/dl Alto ou muito alto

Para mantermos estabilizados os níveis de colesterol (tanto o LDL quanto o HDL) é necessário controlar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans.

Gorduras Saturadas

São aquelas que normalmente são provenientes de gordura animal por exemplo:

Costela, cupim, picanha, pernil, toucinho, bisteca, bacon, linguiça, salsicha, fígado, coração, rins, frango com pele, gema de ovo;

Mortadela, salame, presunto;

Leite integral, creme de leite, queijos amarelos, requeijão, manteiga, chantilly.

Gorduras Trans

São aquelas encontradas em produtos industrializados, com a finalidade conservar e de manter este tipo de alimento mais crocante, com gosto viciante (ou saboroso). Não traz nenhum benefício a nossa saúde e se consumido em quantidade maior que 2gr (o recomentado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), ocorre o acúmulo de gorduras localizadas e na corrente sanguínea, promovendo a aterosclerose (entupimento das artérias) e aumento dos casos de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

Isso porque é uma gordura “fabricada/Industrializada”, e o nosso organismo não consegue transforma-la para absorção. Por este motivo ela fica sempre armazenada em nosso corpo. Não há nenhum alimento que quando ingerido, combata a gordura trans! Portanto, o melhor é ficar longe dos alimentos que contenham gorduras trans, ou consumir de forma moderada! São eles:

Chocolate em barra, bombom, sorvete de massa;

Bolachas salgadas e doces, com ou sem recheio, waffer;

Margarinas, maioneses, molhos, produtos industrializados congelados, bolos e tortas industrializados, massas folhadas, batata frita e outras frituras de fast food,

Pipoca de micro-ondas, salgadinhos de pacote, pão de queijo de pacote

A leitura dos rótulos dos alimentos é muito importante! E fiquem atentos para os nomes que ligam a trans: gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, certamente há gordura trans em sua composição.

Controle do Colesterol

O controle ou manutenção do colesterol estão ligados a alimentação rica em fibras, e a adaptação a exercícios físicos que aceleram o metabolismo das gorduras e promove tônus muscular.

Insira em sua alimentação:

Aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas e maças, pois ajudam a reduzir os níveis de LDL no sangue.

Morango e cereja, ajudam a combater os radicais livres, o que melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

Uva vermelha, possui grande quantidade de quercetina – antioxidante que auxilia no aumento do bom colesterol.

Berinjela, tem alto teor de fibras, colabora com a diminuição da gordura que circula pelo sangue. É também rica em flavonoides, antioxidantes que dificultam a formação das placas de gordura nas artérias.

Azeite extra virgem, reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Dessa forma, previne doenças cardíacas e aterosclerose. É fonte abundante de gordura monoinsaturada, considerada a mais benéfica para o coração. Desde que seja consumido em temperatura ambiente.

Abacate, assim como o azeite é rico em gordura monoinsaturada que age como antioxidante, bloqueando o colesterol ruim.

Salmão, sardinha e atum, ricos em ômega-3, ácido graxo que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares porque inibe a coagulação sanguínea e a formação de plaquetas, além de controlarem o colesterol e os triglicérides.

Soja, possui isoflavonas, consideradas o fito-hormônio com as mesmas propriedades do estrógeno. A ação das isoflavonas e das proteínas reduz o colesterol ruim, aumenta o bom e inibe a aterosclerose.

Faça acompanhamento médico regularmente, sigas as orientações dos profissionais! Alimente-se bem! E viva com Saúde!

Fonte: www.einstein.br